CRMV - MT

Primeiro Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Alimentos do Sistema CFMV/CRMVs será realizado em outubro

O médico veterinário está presente desde a produção primária, transporte, industrialização, comercialização até o consumo dos produtos de origem animal. O trabalho desse profissional previne riscos à saúde, participando de programas de autocontrole. Ele verifica, monitora e fiscaliza os processos para assegurar a qualidade do produto.

Com o objetivo de traçar e executar estratégias para maior inserção e divulgação do Médico Veterinário na área de segurança dos alimentos de origem animal no país, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realiza, entre os dias 03 a 05 de outubro, o Primeiro Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Alimentos do Sistema CFMV/CRMVs. Ele acontecerá na sede do CFMV, em Brasília (DF) e tem como público-alvo os integrantes das comissões do Sistema CFMV/CRMVs.

O evento pretende traçar um cenário da atuação do médico veterinário na segurança alimentar no Brasil. Espera-se também conhecer a realidade dos Conselhos Regionais no setor, trocar experiências e dar visibilidade às atividades do profissional na área. Além disso, aspira-se contribuir para a segurança, saúde e bem-estar da sociedade, do meio-ambiente e dos animais.

Na opinião da presidente da CNAL, Valéria Cavalcanti, o mercado é crescente e tem bastante demandas, mas os profissionais ainda não se alertaram sobre a importância dessa área. "Nós cuidamos da saúde humana quando trabalhamos com a segurança dos alimentos, pois estamos presentes em toda a cadeia alimentar" diz. "O objetivo maior do evento é conscientizar os regionais em criar suas próprias comissões para juntos trabalharmos ações", divulga Valéria.

Comissão Nacional e Regional de Alimentos do CFMV

Levando em consideração a importância e relevância do trabalho do médico veterinário na área de alimentos, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) criou, em setembro de 2016, a Comissão Nacional de Alimentos (CNAL/CFMV), que iniciou seu assessoramento ao CFMV nas questões relacionadas à regulação, condições tecnológicas e higiênicas sanitárias.

A Comissão Nacional de Alimentos tem a atribuição de assessorar o CFMV em aspectos relacionados à regulação, à higiene e às propriedades nutricionais dos alimentos. Cabe à CNAL/CFMV propor a edição de normas relacionadas à atuação do médico veterinário em todas as fases da cadeia produtiva e de consumo de alimentos de origem animal.

A comissão também tem o papel de assessorar o CFMV nas questões relacionadas a aditivos alimentares, pesticidas, resíduos de medicamentos veterinários, substâncias contaminantes, rotulagem, classificação, métodos de amostragem e análise de riscos.

Serviço
Evento: Primeiro Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Alimentos do Sistema CFMV/CRMVs
Data: 03, 04 e 05 de outubro
Local: sede do CFMV, em Brasília.
Participantes: integrantes das Comissões Nacional e Regionais de Alimentos do Sistema CFMV/CRMVs

Fonte: CFMV

  CRMV-MT © 2013

  Rua Choffi, nº178 - Santa Rosa
  Cuiabá-MT / CEP 78.040-085
  Fone/Fax: (65) 3634-4351 / 5800