CRMV - MT

Leilões expõem qualidade do rebanho

leilão

Foto: Eduardo Ferraz Pacheco de Castro e Sebastião Oliveira/ Wikimedia Commons/ Domínio Público

Um dos mais tradicionais meios de comercialização de animais, os leilões de gado bovino movimentam a economia e são importantes vitrines para expor a qualidade do rebanho e os resultados dos investimentos em tecnologia. Durante a Expoagro, em Cuiabá, a expectativa é que R$ 30 milhões sejam comercializados entre animais para cria, recria, terminação e reprodução. A Feira foi aberta ontem e segue até o dia 16 no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, na capital.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) é uma das entidades que apoiam e estimulam a atividade no Estado. O médico-veterinário e diretor técnico da entidade, Francisco de Sales Manzi, explica que a evolução na qualidade dos animais produzidos pode ser observada pelo aumento na produção de carne por área.

"Nos últimos dez anos, o peso médio da carcaça do bovino produzido no Estado aumentou 17%, ou seja, um boi hoje produz mais carne do que o boi de dez anos atrás. Isso é resultado do investimento do produtor em genética, na nutrição e no manejo dos animais, resultando em precocidade, carne de qualidade e resistência", explica o médico veterinário.

Por meio dos leilões, os pecuaristas têm acesso a essas tecnologias e quem produz animais diferenciados pode comercializá-los, divulgando sua marca e reduzindo o custo de investimento.

PRECOCIDADE - Dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que a participação de animais abatidos com menos de 36 meses passou de 35% para 63%, de 2006 para 2016. Reduzir a idade de abate representa carne mais macia sendo abatida e menor custo de produção para o produtor.

Exemplares desses animais melhoradores estarão disponíveis por meio dos leilões. Os leilões realizados durante feiras agropecuárias são transmitidos pela televisão e pela internet e os produtores podem comprar de qualquer lugar do país. "Antigamente, os animais de ponta se concentravam em grandes centros produtores e os pecuaristas do interior do Brasil nem sempre tinham conhecimento ou meios para adquirir", afirma Francisco Manzi.

Durante a Expoagro, deverão ser comercializados 9 mil animais e todos os eventos serão transmitidos ou por canais de televisão ou por websites.

PROGRAMAÇÃO – Alguns leilões já tiveram início no Parque de Exposições mesmo antes da abertura oficial da Expoagro. Os próximos eventos são os seguintes: No domingo, 9, Leilão Capão de AngicoLeiloeira, com transmissão pelo Canal do Boi, a partir das 12h, no Centro de Eventos do Sindicato Rural de Cuiabá.

Na segunda-feira, dia 10, das 8h às 18h será realizado o Leilão Bezerros Quality, também com transmissão pela Virtual Vídeo TV e Estância Nogueira, direto do Tatersal Gilson Arruda.

Na terça-feira, dia 11, Leilão do Criador, também com transmissão da Virtual Vídeo TV, do Tatersal Gilson Arruda, a partir das 20h.

Na quarta-feira, dia 12, será realizada a primeira edição do 'Shopping de bovinos', com venda direta de animais. A comercialização será das 8h às 18h, nos currais do Parque até o dia 14.

No sábado, dia 15, a partir das 14h, será realizado o Leilão Genética Senepol, no Centro de Eventos do Sindicato Rural de Cuiabá com transmissão ao vivo do Novo Canal.

Fonte: Diário de Cuiabá

Curtinhas

EXPEDIENTE do CRMV-MT

Excepcionalmente até dia 05/05/2017, o expediente ao público será das 13h às 17h, tal horário servirá para atender a demanda de contratos de Reponsabilidade Técnicas.

Informamos que a linha telefônica (65) 3634-2534 esta com problemas técnicos.
Para contato ligue: (65) 3634-4351; 5800; 1747.
ou nos envie um e-mail.

  CRMV-MT © 2013

  Rua Batista das Neves, 649 - Centro Norte
  Cuiabá-MT / CEP 78.005-190
  Fone/Fax: (65) 3634-4351 / 5800