CRMV - MT

Intervenção Assistida por Animais é tema de audiência na Câmara nesta tarde

doguinho

Foto: Simone Dalmeri/ Unsplash/ Domínio Público

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência promove hoje uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 5083/16, que regulamenta a Intervenção Assistida por Animais (IAA).

De acordo com o projeto, da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), a IAA é definida como todo tipo de intervenção terapêutica, de assistência, de apoio, de serviço, de educação ou de lazer que utiliza o animal como parte do processo para melhorar a qualidade de vida e a participação social da pessoa assistida, bem como sua resposta terapêutica.

O deputado Dr. Jorge Silva (PHS-ES), que é relator da proposta na comissão e pediu a realização deste debate, destacou que atualmente há regulamentação para o uso de animais de intervenção assistida apenas para o cão-guia (Lei 11.126/05).

"O projeto visa ampliar o uso de animais de intervenção assistida e regulamentar sua utilização em espaços públicos e privados, com fundamento, dentre outros, nos benefícios comprovadamente proporcionados pela IAA, como: aumento da acessibilidade e participação social das pessoas com deficiência; e aumento da concentração e interação das crianças e adolescentes com deficiência intelectual, transtornos do espectro autista e transtornos globais do desenvolvimento durante suas atividades nas escolas", explicou o deputado.

"Por se tratar de matéria de grande complexidade técnica, entendemos que seria muito profícua a contribuição de pessoas dedicadas ao estudo e à aplicação da Intervenção Assistida por Animais", disse.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini;
- a mestre em Tecnologia Assistiva e especialista em Gestão Inclusiva e Desenho Universal Renata Andrade;
- o fisioterapeuta integrante da TAC, organização não governamental que atua nas terapias de educação assistida por animais, Vinicius Ribeiro; e
- a médica veterinária, doutoranda em Ciências Biológicas, Erika Zanoni.

O debate está marcado para as 15 horas, no plenário 13.

A audiência será interativa e os interessados poderão participar enviando perguntas, comentários e sugestões pelo portal e-Democracia. Acesse no link abaixo.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Curtinhas

ATENÇÃO - Mudamos de endereço para:

 

Nova Sede do CRMV-MT

 

Rua Choffi, n°. 178, Bairro Santa Rosa

CEP: 78.040-085    -   Cuiabá-MT

(Ponto de referência: atrás do Hipermercado Extra / Santa Rosa)

 

Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira:

08:00 – 12:00 horas / 13:00 – 17:00 horas

Fechado para almoço das 12:00 às 13:00 horas

  CRMV-MT © 2013

  Rua Choffi, nº178 - Santa Rosa
  Cuiabá-MT / CEP 78.040-085
  Fone/Fax: (65) 3634-4351 / 5800