CRMV - MT

Vai viajar com seu animal de estimação? Confira a documentação necessária

bigstock

Foto: Reprodução

Quem tem um pet, precisa planejar duplamente as viagens de fim de ano: além da programação da família, também é necessário saber onde o animal vai ficar. Para viajar, o pets precisam de documentação e cuidados especiais. Alguns fatores são fundamentais para serem seguidos e que podem evitar transtornos tanto para o animal quanto para as pessoas, como alimentação, hidratação, saúde, atestados veterinários e documentação.

Conforme explica a médica veterinária e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Carolina Zaghi Cavalcante, a avaliação prévia de um médico é importante para determinar a saúde do animal, para saber se ele aguenta a viagem.

Alguns fatores que são levados em conta envolvem o tempo de viagem, o meio de transporte e a idade do pet. "Será avaliado além do paciente se as vacinas e os medicamentos antiparasitários estão em dia e também se o controle de pulga e carrapato está dentro do prazo de vigência", explica a médica.

Segurança é fundamental
É importante usar uma caixa de transporte específica para animais de estimação, cinto de segurança ou uma cadeira própria para bichos, o que garante a proteção deles durante o trajeto. "É bem importante que ele [o animal] esteja acostumado a andar de carro, a usar as caixas de transporte e a usar cinto de segurança", diz Carolina. Por isso, acrescenta, é necessário começar com viagens mais curtas com os animais, para que os tutores possam sentir aos poucos o comportamento dos bichos.

Alimentação e hidratação
Como a viagem pode causar enjoos nos pets, é aconselhável que eles façam jejum de duas a quatro horas antes do embarque. "Alguns animais são mais sensíveis ao movimento e necessitam receber medicamentos para minimizar este mal estar gerado [durante a viagem]", aponta a médica veterinária.

Carolina recomenda que seja mantida a hidratação regular do animal, além de ser necessário respeitar o momento de necessidades fisiológicas. "Por exemplo, em uma viagem de carro, é aconselhável uma parada a cada duas ou três horas para que o pet possa urinar, defecar ou beber água. Nas viagens mais longas, é aconselhável disponibilizar na caixa de transporte água e bebedouros adaptados", explica.

O que fazer para o pet não se estressar?
Ficar dentro de uma caixa, longe do tutor, em meio a outros animais em viagens de longa duração pode ser uma situação estressante para os bichos. Mas mesmo nessas circunstâncias, algumas dicas podem minimizar o desconforto ao animal. Uma delas é colocar dentro das caixas de transporte um objeto, cobertor ou pano que o pet goste ou que tenha o cheiro que ele está acostumado. "Outro fator é o animal estar adaptado ao uso da caixa de transporte. Adaptar o animal de forma progressiva é essencial para diminuir o estresse", afirma.

Os documentos não podem ser esquecidos
Empresas de viagem geralmente exigem documentos para que os animais sejam transportados em ônibus e aviões. Por isso, os tutores devem sempre se informar do que é necessário para o animal viajar. Em caso de viagens internacionais, as pessoas precisam verificar com o consulado do país de destino quais os documentos necessários, pois as normas variam de um lugar para outro.

Conforme explica a médica veterinária, no caso de viagens nacionais, os tutores precisam estar munidos de carteirinha de vacinação atualizada e atestado de saúde do animal, feito por médico veterinário. Em viagens internacionais, é fundamental o Certificado Veterinário Internacional e Certificado Zoosanitário Internacional (emitidos pelo Ministério da Agricultura), carteirinha de vacinação atualizada e atentado de saúde do animal.

Fonte: Gazeta do Povo

Curtinhas

ATENÇÃO - Mudamos de endereço para:

 

Nova Sede do CRMV-MT

 

Rua Choffi, n°. 178, Bairro Santa Rosa

CEP: 78.040-085    -   Cuiabá-MT

(Ponto de referência: atrás do Hipermercado Extra / Santa Rosa)

 

Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira:

08:00 – 12:00 horas / 13:00 – 17:00 horas

Fechado para almoço das 12:00 às 13:00 horas

  CRMV-MT © 2013

  Rua Choffi, nº178 - Santa Rosa
  Cuiabá-MT / CEP 78.040-085
  Fone/Fax: (65) 3634-4351 / 5800