CNPq seleciona projetos de pesquisa sobre insetos polinizadores

bee

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convida, por meio de Chamada Publica, interessados a apresentarem propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa na área de insetos polinizadores. O prazo de inscrição vai até 9 de fevereiro de 2018.

A Chamada envolve cinco linhas de pesquisa: Pesquisa em patógenos e parasitas em abelhas nativas e em Apis melífera; Monitoramento e avaliação da situação das abelhas nativas no Brasil; Avaliação de ecotoxicidade de agrotóxicos para espécies nativas selecionadas; Quantificação e caracterização de recursos ambientais coletados por espécies de abelhas nativas; e Avaliação bioeconômica do serviço de polinização na produtividade agrícola por cultura relevante.

De acordo coma instituição, as propostas devem ser desenvolvidas de acordo com o Regulamento, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

O CNPq alerta que a conservação de abelhas e outros polinizadores têm uma importância não só ecológica, mas também econômica, em especial para a produção agrícola. Dessa forma, promover seu papel na biodiversidade e sua convivência harmônica e sustentável com as diferentes culturas agrícolas é uma ação estratégica.

A iniciativa da Chamada é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A).

Mais informações, clique AQUI.