Chamada Pública para apresentação de projetos de pesquisa sobre insetos polinizadores termina em 8 de fevereiro

fictional-2746399 640

Foto: Manfred Richter/ Pixabay/ Domínio Público

Foi publicada no Diário Oficial da União de 29 de novembro de 2017, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Chamada Pública para apresentação de projetos de pesquisa que promovam desenvolvimento científico, tecnológico e inovação na área de insetos polinizadores. O texto define critérios para candidaturas e escolha dos projetos. O prazo final para envio das propostas é 8 de fevereiro de 2018.

Os consórcios de pesquisa selecionados (equipes multidisciplinares e interinstitucionais) terão acesso a financiamento disponibilizado de forma conjunta pelo Ibama, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (Abelha). O valor global disponível é de R$ 2,8 milhões.

As propostas devem suprir lacunas de conhecimento sobre insetos polinizadores por meio de pesquisa integrada ao setor produtivo, com aplicação direta no desenvolvimento de metodologias de avaliação de risco de agrotóxicos, na valoração do serviço ambiental de polinização e no conhecimento sobre a biodiversidade de polinizadores no Brasil.

Os projetos apresentados devem estar inseridos nas seguintes linhas de pesquisa:
Linha 1 - Pesquisa em patógenos e parasitas em abelhas nativas e em Apis mellifera.
Linha 2 - Monitoramento e avaliação da situação das abelhas nativas no Brasil.
Linha 3 - Avaliação de ecotoxicidade de agrotóxicos para espécies nativas selecionadas.
Linha 4 - Quantificação e caracterização de recursos ambientais coletados por espécies de abelhas nativas.
Linha 5 - Avaliação bioeconômica do serviço de polinização na produtividade agrícola por cultura relevante.

As linhas de pesquisa 2 e 3 terão impactos diretos na melhoria do procedimento de avaliação de risco de agrotóxicos para insetos polinizadores (Instrução Normativa Ibama nº 02/2017), gerando informações sobre a adequação dos métodos para avaliação da toxicidade de agrotóxicos às abelhas nativas e conhecimento sobre sensibilidade e exposição desses animais a agrotóxicos, além de permitir o mapeamento das espécies nativas de insetos polinizadores.

A iniciativa está alinhada à Nota Técnica 02001.000062/2017-93, que apresentou as lacunas de conhecimento relacionadas à melhoria do procedimento de avaliação de risco para insetos polinizadores.

As linhas de pesquisa selecionadas contribuirão para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

ODS 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

ODS 17: Parcerias em prol das metas.

O prazo final para envio das propostas é 8 de fevereiro de 2018.

Mais informações:
Chamada Pública disponível no site do CNPq.
Nota Técnica Ibama nº 02001.000062/2017-93

Fonte: IBAMA