CRMV - MT

Projeto testa ração que elimina problemas metabólicos em ovinos

luis-mendonça-almeida

Foto: ABZ/ Reprodução

Um projeto pioneiro no Brasil vem testando um novo tipo de alimentação para ovinos que elimina a ruminação e qualquer problema metabólico. O projeto começou com o estudante de zootecnia Luís Mendonça de Almeida, que enviou a proposta para uma empresa de nutrição animal. As informações são do Canal Rural.

"No Nordeste principalmente há grandes criadores de ovinos e caprinos. Porém o que predomina lá é o sistema extensivo, que é a pasto. Com os estudos voltados à pesquisa com alimentos na produção, a gente vê que essa pode ser uma boa alternativa para encurtar o ciclo de produção com uma dieta 100% de concentrado, sem que traga algo de ruim para os animais", explicou o acadêmico.

Segundo Almeida, a intenção da pesquisa é descobrir o efeito de uma dieta sem silagem e volumosos utilizando apenas uma ração especial. São 24 carneiros jovens divididos em dois grupos. A diferença entre eles é uma só: a alimentação. Desde o dia 11 dezembro, com apenas 3 meses de vida metade dos animais se alimenta da tradicional mistura de concentrado e volumoso. Já a outra metade recebe uma dieta de 100% ração, com apenas fornecimento de concentrado.

"É uma dieta com grãos, mas ela tem uma molécula que é o que dá o diferencial. Ela permite que o animal consuma apenas concentrado e não tenha nenhum problema metabólico devido ao consumo da ração. A gente elimina questão de ruminação e acaba tendo uma consequência até para o meio ambiente" diz a zootecnista Bruna Hortolani, consultora de pesquisa.

Serão 42 dias de confinamento para que na reta final seja possível fazer a comparação entre os dois grupos. No início de fevereiro será realizado o abate técnico dos animais na universidade. Pesquisadores pretender avaliar as condições hepáticas e viscerais dos ovinos após o confinamento com o concentrado.

"Quando a gente fornece só concentrado, um dos questionamentos é esse, que traz problemas hepáticos no animal e queremos comprovar isso. Outra questão que a gente quer ver é a da carne, da aparência para o consumidor. E também fazer ultrassom para verificar a parte de rendimento final da carcaça", explica Bruna.

Fonte: ABZ

Curtinhas

ATENÇÃO - Mudamos de endereço para:

 

Nova Sede do CRMV-MT

 

Rua Choffi, n°. 178, Bairro Santa Rosa

CEP: 78.040-085    -   Cuiabá-MT

(Ponto de referência: atrás do Hipermercado Extra / Santa Rosa)

 

Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira:

08:00 – 12:00 horas / 13:00 – 17:00 horas

Fechado para almoço das 12:00 às 13:00 horas

  CRMV-MT © 2013

  Rua Choffi, nº178 - Santa Rosa
  Cuiabá-MT / CEP 78.040-085
  Fone/Fax: (65) 3634-4351 / 5800