Queijarias clandestinas são descobertas em município matogrossense
31 de outubro de 2024 – Atualizado em 31/10/2024 – 5:45pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) constatou, nos dias 21 e 22 de outubro de 2024, por meio de uma ação de fiscalização em três queijarias em um município distante cerca de 204 quilômetros de Cuiabá, diversas irregularidades que comprometem a segurança alimentar e a saúde pública. A operação foi motivada por denúncias recebidas pela autarquia e revelou a ausência de responsáveis técnicos médicos-veterinários em todas as queijarias inspecionadas, além da falta de registro de inspeção sanitária nos produtos.
“A situação encontrada é alarmante e coloca em risco a saúde dos consumidores, especialmente crianças, que podem ser expostas a doenças como brucelose e tuberculose, provenientes de produtos lácteos contaminados”, alertou o presidente do CRMV-MT, Aruaque Lotufo.
O CRMV-MT orientou os proprietários das queijarias a regularizarem seus serviços, recomendando a contratação de um médico veterinário para que sejam elaborados planos de adequação às normas sanitárias. “A fiscalização é um passo importante para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde pública. Estamos comprometidos em trabalhar em parceria com as queijarias para que possam atender às exigências legais e oferecer produtos seguros à população”, completou Lotufo.
A equipe do CRMV-MT encaminhou um relatório detalhado sobre as irregularidades encontradas aos órgãos competentes para que as devidas providências sejam tomadas. A fiscalização nesses estabelecimentos deve se intensificar no interior, uma vez que comprometem a segurança dos alimentos e o descarte adequado dos resíduos gerados.
Ascom – CRMV-MT – Jornalista Responsável: Lena Lira – DRT/MT 1150-04