Voluntários podem se cadastrar para atender animais vítimas dos incêndios no Pantanal mato-grossense
14 de setembro de 2020 – Atualizado em 14/09/2020 – 1:41pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) está cadastrando os profissionais que desejam trabalhar voluntariamente no resgate de animais silvestres vítimas dos incêndios no Pantanal mato-grossense.
Os interessados devem fazer o pré cadastro por meio do formulário disponível no link e https://forms.gle/VWS4wwKTBd9tSk7X6 e aguardar o contato da equipe.
A iniciativa também busca cadastrar clínicas que possam receber os animais e doações de medicamentos e utensílios médicos.
O Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Casa Civil, Ibama, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Prefeitura Municipal de Poconé, Sesc Pantanal, OAB-MT, Juvam, REM Mato Grosso, Instituto do Homem Pantaneiro também integram a força tarefa de resgate dos animais silvestres no Pantanal.
Outras formas de contribuir
Doação de medicamentos e utensílio veterinários
As doações podem ser entregues na Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) localizada na Rua Choffi (Ten. Tavares), 178, Santa Rosa – Cuiabá-MT. (Atrás do supermercado Extra da Miguel Sutil) de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Quem está fora de Cuiabá pode enviar os donativos via Correios para o mesmo endereço.
Confira aqui a lista elaborada pela equipe de veterinários da UFMT.
Doação em dinheiro por meio da vaquinha virtual
O incêndio de Pantanal
As chamas já atingiram 2,3 milhões de hectares do Pantanal, segundo dados do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). O número representa mais de 15% de toda a extensão do bioma no Brasil, conforme levantamento do Instituto SOS Pantanal. A área queimada corresponde, por exemplo, a quase três vezes a região metropolitana de São Paulo, que abriga 39 municípios, ou 15 vezes a área da capital paulista.
De janeiro ao início de setembro, foram registrados 12,1 mil focos de calor no Pantanal, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o maior número no período desde 1998, quando o instituto iniciou um monitoramento que se tornou referência para acompanhar as queimadas no país.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT com informações BBC