CRMV-MT esclarece sobre banhos terapêuticos durante a quarentena obrigatória
25 de junho de 2020 – Atualizado em 25/06/2020 – 3:09pm
Foto: Getty Images
Nesta quinta-feira (25/06), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) enviará um ofício às secretarias de Saúde dos municípios de Mato Grosso informando sobre banho terapêutico prescrito por médico-veterinário. O ofício também reforça a importância da manutenção dos serviços essenciais.
O Conselho esclarece que os banhos terapêuticos com foco na saúde animal precisam ser prescritos pelo médico-veterinário responsável pelo tratamento, o profissional tem autonomia para definir a necessidade do banho como procedimento de atenção à saúde animal, seja ele realizado pelo tutor sob a sua orientação ou em estabelecimento registrado no CRMV-MT.
O CRMV-MT ressalta que a decisão com relação aos estabelecimentos que não devem funcionar é de responsabilidade do Estado, dos municípios e das autoridades sanitárias, e não do Conselho, sendo assim, a fiscalização com relação ao fechamento de serviços e comércios cabe aos órgãos fiscalizadores do poder executivo estadual e municipal.
Banho e tosa – Diante das restrições estabelecidas para o controle da Covid-19, os serviços de estética como banho e tosa estão suspensos temporariamente em alguns municípios de Mato Grosso. A quarentena obrigatória tem sido adotada pelas prefeituras municipais seguindo as recomendações do Decreto Estadual nº 522/2020 que “prevê manutenção apenas de serviços públicos e atividades essenciais, em consonância com o Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020” em locais onde o risco de contaminação é muito alto.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT