CRMV-MT encerra campanha de arrecadação de medicamentos para os animais vítimas dos incêndios no Pantanal
11 de novembro de 2020 – Atualizado em 11/11/2020 – 6:44pm
Nesta semana, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) entregou à Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) todos os medicamentos, utensílios e insumos médicos doados para força tarefa de resgate aos animais vítimas dos incêndios no Pantanal Mato-grossense.
Com a entrega, o CRMV-MT encerra oficialmente a sua participação na campanha. “Ao longo de quase três meses trabalhamos na arrecadação e distribuição dos medicamentos, fomos o ponto de coleta em Mato Grosso e graças à solidariedade e o empenho da população, conseguimos fazer a nossa parte e colaborar com o trabalho dos médicos-veterinários e outros voluntários que estavam na linha de frente para salvar vidas”, comenta Roberto da Silva, presidente do CRMV-MT.
Ao todo foram doados mais de 2000 unidades de medicamentos injetáveis e de uso tópico (anestésicos, vitamínicos, antibióticos etc), cerca de 5000 unidades de utensílios médicos como seringas, agulhas, equipo, cateter, luvas, ataduras, compressa de gaze etc, aproximadamente 500 litros de insumos como soro fisiológico, solução ringer com lactato e álcool e 25 unidades de equipamentos como termômetros digitais, estetoscópios, suporte para soro e inaladores.
Grande parte dos itens foi encaminhada ao Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (PAEAS) Pantanal, um dos instrumentos de resposta aos incêndios florestais e reúne esforços de órgãos do Governo de Mato Grosso, Governo Federal, entidades de classe, terceiro setor e instituições privadas.
Os responsáveis pelo resgate recebiam os donativos enviados e distribuíam entre as demais equipes que estão trabalham no salvamento dos animais em todo o Pantanal Mato-grossense. O Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também recebeu alguns donativos, uma vez que os animais resgatados que precisam de cuidados mais complexos são encaminhados para unidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT