Médicos-veterinários de Cuiabá já podem se cadastrar para a vacinação contra Covid-19
2 de fevereiro de 2021 – Atualizado em 02/02/2021 – 2:41pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) informa que a partir desta terça-feira (02) os médicos-veterinários de Cuiabá poderão fazer o cadastro para serem vacinados contra a Covid-19.
Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, o sistema de agendamento da vacinação já está atualizado. Nesta fase serão disponibilizadas 1.500 doses diariamente.
Como agendar:
-Entre no endereço eletrônico www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner “Vacina Cuiabá”;
-Caso a pessoa seja trabalhadora da área da saúde, ela deve clicar em pré-cadastro;
-Ao abrir a página do pré-cadastro, a pessoa deve preencher todos os dados solicitados, o que vai gerar um QR Code e uma declaração de que realmente é um trabalhador da saúde.
-A pessoa deve imprimir o QR Code com a declaração (na leitura do QR Code aparece a data e o horário do agendamento);
-Esta declaração deve ser assinada pelo gestor do hospital ou unidade de saúde onde a pessoa trabalha;
-Ao chegar no Centro de Eventos, a pessoa deve levar a declaração assinada pelo gestor, com o carimbo da instituição e um documento com foto;
-Os profissionais autônomos devem trazer a declaração com o carimbo profissional e um documento do Conselho de Classe que rege sua profissão.
Outros municípios – O Governo de Mato Grosso encaminhou nos dias 19 e 24 de janeiro cerca de 89 mil doses da vacina para os 141 municípios do estado. A gestão das doses cabe a cada Secretaria Municipal de Saúde.
Os médicos-veterinários compõem o grupo de profissionais de saúde, conforme a Resolução 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A importância dos profissionais da medicina veterinária está expressa na lei 14.023/2020, que classifica a profissão como essencial para ordem pública e controle de doenças.
Conforme reforça o ofício nº 008 do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde. Leia aqui a íntegra do documento.