CRMV-MT alerta: rinha de galo é crime de maus-tratos animais
24 de maio de 2021 – Atualizado em 24/05/2021 – 6:36pm
Vinte e cinco galos vítimas de maus tratos foram resgatados durante uma operação da Polícia Militar que flagrou uma rinha de galo no município de Campo Novo do Parecis, na tarde deste sábado (22.05). Os policiais encontraram as aves bastante feridas e um já estava sem vida.
Os agentes ainda prenderam sete suspeitos em flagrante por crueldade contra os animais e maus-tratos e mais de R$ 2 mil reais foi apreendido.
Vale lembrar que as rinhas de galos foram proibidas no Brasil há 80 anos, com a publicação do Decreto Federal 24.645/1934, que entendeu a prática como causadora de maus-tratos aos animais envolvidos. A Lei federal de crimes ambientais (Lei 9605/1998) estabelece como crime qualquer ato de maus tratos e é utilizada para punir os infratores. A pena para quem for condenado vai de dois a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedente criminal.
O CRMV-MT repudia essa prática ilegal e criminosa e se coloca à disposição das autoridades para prestar nas operações e demais esclarecimentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT