CRMV-MT lança campanha sobre as áreas de atuação do médico-veterinário
27 de maio de 2021 – Atualizado em 27/05/2021 – 3:59pm
A pandemia causada pelo novo coronavírus evidenciou um desconhecimento compartilhado por grande parte da sociedade, o papel do médico-veterinário na Saúde Pública. Para mostrar como a atuação desses profissionais impacta diretamente na vida e na saúde da população, o Conselho Regional de Medicina Veterinária lança a campanha: “Médico-veterinário é profissional de saúde, SIM!”.
A Medicina Veterinária é uma das profissões com mais especialidades, com cerca de 80 áreas de atuação, a Saúde Pública é uma delas. Além das peças que vão destacar o trabalho multidisciplinar do médico-veterinário, o CRMV-MT propõe a participação dos profissionais que atuam em Mato Grosso. “Todos os médicos-veterinários estão convidados a postar fotos e vídeos do seu trabalho no Instagram, marcando o @crmvmt para que possamos compartilhá-los”, explica o presidente Roberto Renato da Silva.
É importante destacar que desde 1998 os médicos-veterinários são reconhecidos enquanto profissionais de saúde, conforme a resolução nº 287 do Conselho Nacional de Saúde. Eles atuam na área da saúde humana por meio da Medicina Veterinária Preventiva, executam atividades de prevenção e controle de doenças transmissíveis entre homens e animais, trabalham na vigilância sanitária, na fiscalização da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos que serão consumidos pela população, atuam na vigilância epidemiológica, na investigação de surtos e epidemias, em especial de doenças emergentes. Também estão presente em toda cadeia de produção de alimentos de origem animal.
A Medicina Veterinária é uma ciência que trabalha sob o conceito da Saúde Única (One Health), formado por três pilares indissociáveis, a saúde humana, animal e ambiental. A partir dessa normativa, o médico-veterinário passou a fazer parte do corpo de profissionais que atuam nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde. Já em 2011, a Portaria nº 2488 do Ministério da Saúde autorizou a inclusão do médico-veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs).
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT