COVID-19: Mais uma vez, CRMV-MT solicita vacinação de médicos-veterinários aos 141 municípios de Mato Grosso
1 de julho de 2021 – Atualizado em 01/07/2021 – 2:03pm
Quase seis meses após o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, ainda há médicos-veterinários que não receberam a primeira dose do imunizante em Mato Grosso. Por serem profissionais de saúde, a classe integra o grupo prioritário definido no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.
Desde o início da campanha de vacinação, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) tem se posicionado junto às autoridades municipais para garantir o cumprimento das prerrogativas. Esta semana, o Conselho enviou, mais uma vez, um ofício a todos os 141 municípios do estado cobrando a imunização dos profissionais.
Até o dia 18 de junho, 84 dos 141 municípios do estado estavam vacinando essa categoria de profissionais da saúde, os dados são do sistema Open Data Sus. Até a data do levantamento, 2510 profissionais de Medicina Veterinária de Mato Grosso haviam sido vacinados contra a Covid-19, além de médicos-veterinários, auxiliares e técnicos veterinários também estão sendo imunizados.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), Marco Antônio Norberto Felipe, reafirmou que os médicos-veterinários fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. “Está muito claro nas resoluções e nas notas técnicas do Ministério da Saúde que é para vacinar os médicos-veterinários sim, não há motivos para a negativa”, disse
Atualmente Mato Grosso conta com 4032 profissionais médicos-veterinários que atuam em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais e defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária.
Marco Antônio relatou que na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT), o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, declarou que não há nenhum impedimento para que os municípios cumpram as prerrogativas do Plano publicado pelo Ministério da Saúde em 25/01/2021.
O Plano também deixa sob responsabilidade dos municípios a definição do calendário de vacinação, por isso o Conselho Regional orienta aos profissionais médicos-veterinários que ainda não foram imunizados a se informarem junto às secretarias de saúde dos municípios nos quais residem.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT