Em ação conjunta, CRMV-MT, Indea-MT e Sema-MT interditam frigorífico em Mato Grosso
16 de julho de 2021 – Atualizado em 16/07/2021 – 5:17pm
Após uma denúncia anônima de irregularidades em um frigorífico bovino no extremo norte de Mato Grosso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária no Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) organizou uma ação conjunta com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para verificação in loco as possíveis condutas ilegais.
Durante a fiscalização foi constado que o frigorífico realizou abate sem a presença do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Os responsáveis pelo estabelecimento também não apresentaram documentação que comprovam a assiduidade do responsável técnico médico-veterinário.
“É a inspeção do médico-veterinário que garante que os produtos estejam dentro dos padrões sanitários e de qualidade, evitando a transmissão de doenças aos consumidores”, comenta o presidente do CRMV-MT, Roberto Renato da Silva.
Além disso, o empreendimento estava operando sem a devida licença ambiental, utilizando água sem outorga de captação e não possui um sistema de tratamento de efluentes instalado, contaminando o solo com resíduos industriais não tratados.
O abatedouro está impedido de funcionar até que todas as pendências sejam regularizadas.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT