Fiscalização noturna constata irregularidades em hospital veterinário
8 de junho de 2022 – Atualizado em 15/05/2023 – 11:33am
A Equipe de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) em uma ação noturna, na primeira quinzena de Maio, flagrou hospital veterinário fechado após as 18 h. De acordo com a Resolução n°1275/2019 do CFMV, os hospitais veterinários devem oferecer atendimento ao público 24horas, tendo a supervisão, responsabilidade técnica, e presença permanente de um médico veterinário.
A ação fiscalizatória confirmou que o estabelecimento funciona em horário comercial durante a semana, e meio período aos sábados. Além disso, foi observado que os pacientes, caso estejam internados, ficam totalmente desassistidos no período noturno.
Outra irregularidade verificada pela equipe é que uma profissional atua com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vencida. O CRMV-MT nota que a situação vai em desencontro com o Código de Ética do Médico Veterinário.
A Assessora Técnica do CRMV-MT, Cristiane Campos, esclarece que o médico veterinário deve exercer a profissão com o máximo de zelo, conhecendo as normas que dão regularidade a sua atuação profissional. Ela explica, também, que o profissional não deve se ausentar de sua atividade essencial, sem que outro colega posso o substituí-lo.
O CRMV-MT alerta para que os profissionais e empresas mantenham-se regulares, visto que o descumprimento dar normas pode acarretar em Processo Ético para os profissionais e multas para as empresas.
O Conselho esclarece, também, que o cidadão, caso encontre um hospital veterinário fechado, pode encaminhar uma denúncia para a Autarquia, pelo nosso site.
- Maju Souza – Assessoria de Comunicação