CRMV-MT realiza VII Encontro de Médicos Veterinários e Zootecnistas do Médio Araguaia
27 de agosto de 2022 – Atualizado em 15/05/2023 – 11:32am
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) realizou, em parceria com as entidades estaduais Indea, e Fesa , o VII Encontro de Médicos Veterinários e Zootecnistas do Médio Araguaia, nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade de Água Boa (628 km de Cuiabá). A temática do encontro deste ano foi voltada para a Retirada da Vacinação de Febre Aftosa, o Bem-Estar Animal, e a Defesa Sanitária.
O presidente do CRMV-MT, Roberto Renato, e o vice-presidente do CRMV-MT, Aruaque Lotufo, fizeram a abertura do Encontro, momento qual abordaram a importância dos profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia, neste processo de mudança com relação a vacinação.
“Os profissionais são a ponte dessas informações junto aos produtores, sendo extremamente essenciais. As entidades estaduais estão aqui para trazer o conhecimento necessário e para ouvi-los”, disse o presidente.
Além disso, a programação contou com um convidado especial trazido pelo Conselho, o vice-presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves. O vice-presidente ministrou uma palestra sobre Educação Financeira para Médicos Veterinários.
Encontro
Nos dois dias de evento, cerca de 70 produtores rurais, médicos veterinários e zootecnistas da programação. O evento teve início com a aula prática de Técnicas de Necrópsia e coleta do SNC para Diagnóstico de Doenças Nervosas, ministrada pelo conselheiro do CRMV-MT,
o professor Fernando Furlan, na tarde de quinta-feira.
No período noturno a programação prosseguiu, sendo a primeira palestra feita pela médica veterinária do Indea, Ana Carolina Schimdt, com o tema Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação: A Importância dos Produtores Rurais para a Vigilância da Febre Aftosa pós Retirada da Vacina.
Logo em seguida, o gerente executivo do Fesa-MT, Juliano Latorraca Ponce, abordou como funciona o Processo de Indenização em Caso de Focos de Enfermidades. Juliano encerrou os trabalhos do primeiro dia sanando todas as dúvidas dos produtores rurais presentes.
Na manhã de sexta-feira, Ana Carolina abordou tema Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação: A Importância dos Médicos Veterinários Autônomos para a Vigilância da Febre Aftosa pós Retirada da Vacina. Já Fernando Furlan falou sobre Abordagem Diagnóstica para as Principais Doenças do SNC de Bovinos.
Pela tarde, a média veterinária, dra. Daniele Maggioni Chefer, trouxe o tema Entendendo o Comportamento para Melhorar o Bem-Estar Animal. Seguida por Diogo Alves, que encerrou a programação tratando sobre Educação Financeira.
Maju Souza – Assessoria de Comunicação