“Votar é obrigatório e uma responsabilidade com a coletividade”, afirma presidente da CER; saiba mais
10 de abril de 2023 – Atualizado em 15/05/2023 – 11:16am
A presidente da Comissão Eleitoral Regional (CER), a médica-veterinária Isabela Thommen, esclareceu algumas dúvidas sobre o processo eleitoral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT), que ocorre no dia 5 de maio de 2023. Ela, também defendeu que, além de obrigatório, votar é uma responsabilidade do profissional, durante entrevista ao CRMV-MT.
“A importância do processo eleitoral está na ideia da responsabilidade que temos com a coletividade. Votar representa um dever! Por meio da eleição podemos escolher os candidatos que vão disciplinar o exercício das profissões de médico-veterinário e zootecnista”, afirmou Isabela Thommen.
Vale lembrar que, a Resolução n°1298/2019 determina o voto como obrigatório para os médicos-veterinários e zootecnistas, sendo aqueles que possuem inscrição primária/principal no CRMV-MT. Já para os profissionais com 70 anos completos, o voto é facultativo.
Multa
Os profissionais que ausentarem-se das eleições deverão pagar uma multa equivalente a 5% do valor da anuidade. Ressalta-se, novamente, que o voto é obrigatório.
Justificativa
A presidente da CER explica que a ausência do voto tem o prazo de dez dias úteis para ser justificada. A data é contada a partir da realização do turno eleitoral (5 de maio). O profissional precisa de documentação comprobatória da impossibilidade do exercício do voto.
Quem pode votar
Os critérios para votar são possuir inscrição principal no CRMV-MT, estar em dias com o pagamento de anuidade e não estar impedido perante decisões administrativas ou judiciais transitadas em julgado.
Para regularizar-se junto CRMV-MT entre em contato como setor de Cobrança, no WhatsApp (65) 98468-9601.
Voto Online
“Destacamos que esta será a primeira eleição do CRMV MT que vai acontecer 100% na modalidade on-line. Alertamos para que todos estejam com seu cadastro de e-mail em dia, pois é nele que será enviada senha e link para cada eleitor registrar seu voto”, detalha a presidente da CER.
Resultado
Segundo a médica-veterinária Isabela Thommen, a apuração dos votos começa, após às 17h do dia 5 de maio. “A CER fará o relatório e ata de apuração para divulgação do resultado”, explica.