Representantes do CRMV-MT participam de treinamento do Concea em São Paulo
21 de agosto de 2023 – Atualizado em 21/08/2023 – 3:11pm
O conselheiro efetivo e vice-presidente eleito do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) Leny Rosa, e a conselheira suplente do CRMV-MT Cely Marini participaram do curso “O médico-veterinário RT e sua atuação em ciência de animais usados em pesquisas”, nos dias 05 e 06 de Agosto, em São Paulo (SP). O evento foi o resultado de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).
O curso contou com diferentes palestras que incluíram assuntos como a ética da utilização de animais em experimentação, o monitoramento sanitário e o papel médico veterinário como responsável técnico de promover o bem-estar animal nestes espaços. A médica-veterinária Cely Marini relatou, ainda, que foi proposta uma reflexão sobre a possibilidade da utilização de métodos alternativos no ensino e na pesquisa na busca pela redução do uso de animais.
Já Leny Rosa Filho ressaltou a importância da realização do curso para os médicos-veterinários. “É uma iniciativa muito importante. O médico-veterinário tem que estar preparado para lidar com essas situações e ter esse novo olhar social em todas as suas áreas de atuação, inclusive na área de animais de laboratório” disse.
Leny Rosa, o vice-presidente eleito do CRMV-MT parabeniza o presidente do CRMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, e toda a equipe pela iniciativa e promoção do evento.
O curso já foi ministrado em três estados do Brasil, além de São Paulo e Distrito Federal. O último estado a receber o curso será Belém (PA) no final de agosto.
O que é o CONCEA?
A sigla CONCEA significa Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal. Se trata de um órgão pertencente ao Ministério da Ciência e Tecnologia que tem, como uma de suas competências, formular normas relacionadas com a utilização de animais destinados a pesquisa científica. Também é o Conselho o responsável por credenciar as instituições que desenvolvam atividades na área.