Ana Elisa Assume Presidência do CFMV
15 de dezembro de 2023 – Atualizado em 15/12/2023 – 11:03pm
Tomou posse nesta sexta-feira (16), a nova diretoria do Conselho Federal de Medicina Veterinária, ocorrida no Plenário do Senado Federal, em Brasília/DF. Marcado como um momento histórico para a Medicina Veterinária, a solenidade teve destaque por ser a primeira vez que uma mulher presidirá esta autarquia de classe. A médica-veterinária Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida assume a gestão do triênio 2023 – 2026.
Em suas palavras emocionadas, Ana Elisa fez os devidos agradecimentos, cumprimentos e ressaltou que sua história como gestora, nasceu em 1999 com o ingresso na política profissional e em 2003 assumiu na Bahia, a secretaria do Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Entre momentos felizes e tristes, a médica veterinária contou um pouco de sua trajetória, sendo em 2008 o ano que assumiu como presidente e lembrou de fatos históricos a exemplo da interdição e em 2019 a derrota no CFMV, assumindo posteriormente como diretora secretaria quebrando a hegemonia masculina e assumindo um cargo na diretoria.
Para sua gestão, Ana Elisa citou a importante participação das mulheres na profissão de medicina veterinária com 57% de representação, ante 42% do perfil masculino, aproximadamente e na zootecnia este perfil caminha para a virada se tratando de gênero. “Já somos a maioria na população brasileira, na medicina veterinária e naturalmente com as trajetórias e competências, alcançaremos também os espaços de poder e decisões”.
No evento também ocorreram homenagens aos profissionais que enalteceram e contribuíram para Medicina Veterinária e Zootecnia e pelos 55 anos do Sistema CFMV/CRMVs e 90 anos da Regulamentação da Medicina Veterinária do Brasil. A sessão especial, aprovada pela bancada por unanimidade foi solicitada pelo Senador por Mato Grosso, médico-veterinário Wellington Fagundes.
O ex-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso, médico-veterinário Roberto Renato, que assume agora como conselheiro efetivo disse que no próximo triênio a gestão está com o compromisso de aumentar o diálogo com diversas entidades.
“Queremos ampliar nossos diálogos e mostrar para a sociedade que o sistema é uma instituição forte, assegurando que os serviços médicos veterinários e zootécnicos ofertados em nosso país, tenham a qualidade e segurança necessária e que seja realizado por profissionais éticos e qualificados”, declarou.
Para o conselheiro, a atuação da autarquia é relevante tanto para os profissionais, quanto para a sociedade e destacou este novo perfil da gestão, onde as mulheres estão participando ativamente do sistema. “Pela primeira vez, uma mulher presidirá todo o sistema e deixar claro para a sociedade que mais cinco mulheres estão na gestão. “É a maior participação feminina na história do CFMV e o mundo passa por transformações e o conselho federal estará atento a elas e estou orgulhoso e feliz por fazer parte deste marco”, finalizou.
Assumiram hoje:
Gestão 2023-2026 do CFMV
Diretoria Executiva
Presidente – Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida – CRMV-BA nº 1130
Vice-presidente – Romulo César Spinelli Ribeiro de Miranda – CRMV-RJ nº 2773
Secretário-Geral – José Maria dos Santos Filho – CRMV-CE nº 0950
Tesoureiro – Marcos Vinícius Oliveira Neves – CRMV-SC nº 3355
Conselheiros Efetivos
Francisca Neide Costa – CRMV-MA nº 0539
Francisco Edson Gomes – CRMV-RR nº 0177
Mitika Kuribayashi Hagiwara – CRMV-SP nº 0521
Raimundo Alves Barrêto Júnior – CRMV-RN nº 0307
Roberto Renato Pinheiro da Silva – CRMV-MT nº 1364
Rodrigo Afonso Leitão – CRMV-MG nº 0833/Z
Conselheiros Suplentes
Adriano Fernandes Ferreira – CRMV-PB nº 0681
Estevão Márcio Cavalcante Leandro – CRMV-AM nº 0470
Evelynne Hildegard Marques Melo – CRMV-AL nº 0797
João Vieira de Almeida Neto – CRMV-MS nº 0568
Lilian Müller – CRMV-RS nº 05010
Virgínia Teixeira do Carmo Emerich – CRMV-ES nº 0568