A importância do médico-veterinário e do zootecnista na saúde pública e na segurança dos alimentos
9 de janeiro de 2024 – Atualizado em 09/01/2024 – 2:50pm
Conceito Saúde Única foi proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS); entenda
Os profissionais também desempenham um papel fundamental na cadeia produtiva
O papel de médicas e médicos-veterinários vai muito além das clínicas e consultórios destinados aos animais de companhia. Esses profissionais estão presentes no dia a dia da população, do café da manhã até o jantar.
Ao trabalhar com a sanidade dos rebanhos, garante que os alimentos de origem animal, como queijo, leite, mel, ovos e os mais diferentes tipos de carne cheguem à mesa dos brasileiros com a devida qualidade.
Sua atuação atuação também é crucial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos animais, a preservação da saúde pública, a produção de alimentos de origem animal saudáveis e a sustentabilidade ambiental. Com mais de 80 áreas de atuação, sua influência se estende por diversas esferas da sociedade.
Desde 1998, a Medicina Veterinária foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde como uma profissão da área de saúde. Em 2011, a Portaria MS/GM nº 2488 incluiu os médicos-veterinários nas equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), consolidando sua presença na promoção da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros.
O médico-veterinário desempenha um papel fundamental na vigilância sanitária ao promover a prevenção, o controle e o diagnóstico de zoonoses, como raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue e febre amarela. Realizando visitas domiciliares, ele identifica riscos à saúde na interação entre seres humanos, animais e meio ambiente, atuando como agente crucial na promoção da Saúde Única.
Na indústria e inspeção de alimentos, os profissionais da medicina veterinária são responsáveis por garantir a qualidade dos produtos destinados aos animais e decidir sobre a segurança alimentar na inspeção de alimentos de origem animal. Ou seja, o médico-veterinário desempenha um papel fundamental na cadeia produtiva.
Como responsável técnico, é ele quem zela pela qualidade de produtos e serviços relacionados à medicina veterinária, orientando e treinando funcionários de estabelecimentos que lidam com produtos de origem animal.
Nos laboratórios de pesquisa, desenvolvem estudos em diversas áreas, como saúde e bem-estar animal, reprodução, clonagem e transgenia, contribuindo para avanços científicos. Já quando a pauta é educação ambiental, o profissional integra equipes multidisciplinares voltadas à proteção ambiental, estudando o comportamento de animais silvestres, sendo indispensáveis para a preservação da flora e fauna.
O zootecnista também desempenha um papel vital no aumento e melhoria da produção e qualidade dos produtos de origem animal, garantindo a segurança alimentar, respeitando a sustentabilidade da produção e promovendo o bem-estar animal. Seu trabalho abrange o estudo da reprodução, melhoramento genético, manejo da dieta e conhecimento do comportamento animal.
Cabe ao profissional da zootecnia cuidar e garantir o cumprimento das 5 Liberdades dos Animais:
- Liberdade de Sede, Fome e Má-Nutrição: garantir acesso à água fresca e uma dieta adequada para manter o vigor e a saúde dos animais;
- Liberdade de Dor, Ferimentos e Doenças: prevenir, diagnosticar e tratar rapidamente qualquer desconforto dos animais;
- Liberdade de Desconforto: proporcionar um ambiente apropriado, incluindo abrigo e área de descanso confortável;
- Liberdade para Expressar Comportamento Natural: oferecer espaço suficiente e instalações adequadas para que os animais expressem seu comportamento natural;
- Liberdade de Medo e Estresse: garantir condições e tratamentos que evitem o sofrimento mental dos animais.
O zootecnista pode atuar em diversas frentes, como instituições públicas e privadas, ensino, pesquisa, administração de propriedades, consultoria e formulação de alimentos para diferentes categorias animais.
Tanto médicos-veterinários quanto zootecnistas desempenham papéis essenciais na saúde pública e na segurança dos alimentos. Seu trabalho diversificado e interdisciplinar evidencia a importância desses profissionais no cenário brasileiro, sendo verdadeiros guardiões da saúde e do bem-estar animal.
* Mauro Moreira é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS)