CFMV e CRMV-MT estreitam diálogo com senado para fortalecer profissões
16 de janeiro de 2024 – Atualizado em 16/01/2024 – 5:15pm
Em uma iniciativa inovadora, a presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida e representantes do senador Wellington Fagundes estiveram reunidos hoje (16) com objetivo de desenvolver projetos que beneficiem à classe. O encontro contou com a presença do diretor do CRMV-MT, Valney Correa e resultou em propostas concretas.
Entre as principais pautas discutidas na sede do CFMV, destacou-se a participação do Senado Federal na Conferência Mundial de Meio Ambiente, agendada para 2025 em Belém/PA. Em contrapartida, o conselho indicou diversas demandas, incluindo a identificação das comissões e frentes parlamentares, o levantamento de Projetos de Lei do senador na área veterinária, priorizando aqueles de maior relevância.
Também foi proposta uma reunião entre o representante do senado e técnicos do Conselho para esclarecimento do processo legislativo, a criação de um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação entre o legislativo e o Conselho e a participação da autarquia nas atividades legislativas, fornecendo informações pertinentes quando necessário.
Projetos viáveis foram elencados, como a ampliação do número de vagas em concursos unificados para médicos veterinários, solicitação de informações ao ministro da pesca sobre a contratação de profissionais, incluindo médicos veterinários, proposta de aumento da carga horária na faculdade de medicina veterinária para equiparar às horas exigidas em cursos de medicina, e a defesa da criação de um Projeto de Lei para a realização de um exame obrigatório para atuação profissional, semelhante à Ordem dos Advogados do Brasil.
Para o diretor do CRMV-MT, a iniciativa conjunta entre o senador Wellington Fagundes e o CFMV busca promover avanços significativos para a profissão de Medicina Veterinária e Zootecnia, garantindo uma representação efetiva e projetos que atendam às necessidades da classe. “O diálogo contínuo entre ambas as partes promete fortalecer o papel do senador na defesa dos interesses dos profissionais da medicina veterinária”, resumiu.