Indea/MT facilita processo de emissão de Atestados de Vacinação contra Brucelose
6 de fevereiro de 2024 – Atualizado em 06/02/2024 – 5:57pm
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) beneficiará mais de mil médicos-veterinários e 80 mil produtores rurais, através do novo processo de emissão de atestados de vacinação contra brucelose. A partir do último dia 22 de janeiro, o documento passou a ser emitido de forma “automática”. Ou seja, no momento em que o médico-veterinário registra o atestado no sistema informatizado, ele é encaminhado diretamente para a unidade do Indea, responsável pelo cadastro da propriedade, dispensando a necessidade de impressão.
Essa medida tem como principal objetivo facilitar o cumprimento da obrigação de vacinação de brucelose, que é necessária para bezerras de 3 a 8 meses de idade. Com essa mudança, o produtor não precisa mais comparecer pessoalmente ao órgão de defesa para apresentar o atestado.
Após o envio, o Indea realizará análise das informações e, se estiverem corretas, o atestado será aceito. No entanto, se forem identificadas inconsistências, o atestado será recusado e uma comunicação devolutiva será gerada para ser entregue ao produtor o mais breve possível.
Por isso, é fundamental que os dados do produtor e médico-veterinário, como telefone e e-mail, estejam sempre atualizados. Vale ressaltar que a versão impressa do atestado será exigida apenas quando determinada pela legislação ou mediante solicitação do produtor.
Essa mudança é um compromisso do Indea em promover a modernização e aprimoramento dos serviços oferecidos ao setor agropecuário de Mato Grosso.
Ascom CRMV-MT