CRMV-MT participa de ação conjunta após denúncia
16 de fevereiro de 2024 – Atualizado em 16/02/2024 – 6:49pm
Em um esforço conjunto para proteger os animais e combater exercício ilegal da medicina veterinária, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) e Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária realizaram ação para combater a realização de práticas privativas do médico veterinário, resguardando desta forma o bem-estar animal.
A medida vem em resposta a recentes flagrantes de maus tratos a animais e exercício ilegal da profissão de medicina veterinária. No último dia 7, em Cuiabá, após denúncias recebidas, o CRMV-MT, DEMA e a VISA autuaram em um caso de violação às leis ambientais e de saúde animal.
O responsável pela empresa foi conduzido pela DEMA para esclarecimentos dos fatos constatados no local, principalmente pela presença de uma ave silvestre mantida em cativeiro no local, assim como foram apreendidos materiais para a prática de inseminação artificial, atividade esta privativa do médico veterinário.
É importante ressaltar que manter aves em cativeiro sem autorização é considerado crime ambiental, sujeito a penalidades previstas em Lei Federal nº 9.605/1998. Além disso, o exercício ilegal da medicina veterinária coloca em risco não apenas a saúde dos animais, mas também a saúde pública.
Para denunciar maus-tratos a animais e o exercício ilegal da Medicina Veterinária, basta acessar o site do CRMV-MT (www.crmv-mt.org.br), enviando provas. O CRMV-MT, ao receber, entra com representação junto à DEMA e intensifica a fiscalização, sempre que necessário.
A colaboração de todos é fundamental para proteger nossa fauna e garantir o bem-estar animal.