CRMV-MT promove plenária destacando compromisso e valores pela saúde animal e pública
20 de fevereiro de 2024 – Atualizado em 20/02/2024 – 8:50pm
Nesta terça-feira (20), o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) realizou sua 548ª Sessão Plenária Ordinária, abordando temas de grande relevância para a categoria e para a sociedade em geral. Iniciando com a leitura e discussão da ata anterior, os membros do colegiado debateram sobre o calendário de Sessões Plenárias Ordinárias para 2024, propondo sua realização na terceira semana de cada mês, alternando entre sessões presenciais e virtuais.
Dentre os assuntos discutidos, destacam-se a comunicação sobre o prazo para indicação de médicos-veterinários militares para a Comenda Muniz de Aragão – Versão 2024, a alteração no procedimento de envio de processos administrativos e a decisão da Diretoria Executiva do CFMV em relação ao cumprimento da Resolução CFMV 964/2010, que define as normas para solicitar apoio financeiro ou institucional ao CFMV para eventos e aquisição de bens pelos CRMVs. Regula também os pedidos, documentos necessários, quem pode solicitar e prazos e estabelece diretrizes para projetos relacionados às atividades contempladas.
Além disso, a plenária também contemplou a apresentação da minuta de Resolução que versa sobre a concessão de moção de aplausos, a análise de processos administrativos referentes ao mês em questão e a apresentação do balancete mensal referente aos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024. A Ordem do Dia incluiu a deliberação de processos administrativos, seguida por assuntos gerais e o encerramento da sessão.
Destacando ainda mais a importância do evento, o médico-veterinário Paulo Pitaluga realizou explanação sobre a profissão de perito veterinário, proporcionando uma análise sobre a relevância desse campo e sua contribuição para a sociedade. Pitaluga ressaltou a importância dos peritos veterinários na resolução de questões legais relacionadas ao bem-estar animal, enfatizando a necessidade de expertise técnica, imparcialidade e ética em suas atuações.
A presença do profissional promoveu uma reflexão sobre a importância dos peritos veterinários na sociedade, reforçando a necessidade de valorizar e reconhecer essa especialidade dentro da medicina veterinária.
Encerrando a reunião, foi reafirmado entre diretores e conselheiros presentes em plenária o compromisso que o CRMV-MT tem em promover o bem-estar animal e a saúde pública, através dos trabalhos em disciplinar e valorizar as profissões de médico-veterinário e zootecnista.