Mato Grosso reconhece médicos-veterinários na segurança pública com nova Lei
7 de março de 2024 – Atualizado em 07/03/2024 – 8:25pm
Mato Grosso deu um passo crucial em direção à melhoria da segurança pública e à proteção dos animais com a promulgação da Lei 12.433/2024, sancionada na última sexta-feira (01). Esta legislação pioneira reconhece o papel fundamental dos médicos-veterinários na perícia criminal, pois são profissionais que trazem consigo uma expertise incomparável, capaz de identificar evidências cruciais e contribuir para uma justiça mais eficaz e imparcial em casos de maus-tratos de animais.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso foi um defensor orientando o estado diante das crescentes demandas por investigações precisas em casos envolvendo animais. Agora, a equipe de peritos torna-se mais abrangente e especializada, permitindo uma resposta mais eficaz às necessidades da sociedade.
“A inclusão dos médicos-veterinários na equipe de peritos criminais é um marco significativo para a segurança pública e a proteção dos animais em nosso estado”, enfatizou o presidente do CRMV-MT, Aruaque Lotufo. Ele destacou ainda que, ao reconhecer o conhecimento único dos médicos-veterinários sobre a saúde, anatomia e comportamento animal, a nova Lei eleva o padrão das investigações criminais em Mato Grosso.
Além de integrar os médicos-veterinários, a legislação prevê a expansão da equipe de peritos criminais com a criação de 20 novas vagas. Vale ressaltar, que esse aumento no quadro de profissionais não apenas fortalece a capacidade de resposta do estado diante das crescentes demandas, mas também representa um investimento concreto na melhoria da segurança e da justiça para todos os cidadãos de Mato Grosso.
Confira a Lei Ordinária – Clique aqui
Ascom CRMV-MT