Entrevista para Primeira Página – Laura Cunha
29 de julho de 2024 – Atualizado em 29/07/2024 – 4:01pm
Quem tem pet em casa sabe que os cuidados em relação ao bem-estar do animal são inegociáveis e vitais para os anjinhos de 4 patas. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que há cheiros que podem ser nocivos ao pet e que, inclusive, causam intoxicação.
O Primeira Página conversou com a médica veterinária e conselheira do CRMV-MT (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso), Laura Cunha, que listou alguns cheiros prejudiciais aos pets.
Ela também faz orientações sobre como agir em caso de intoxicação.
Cheiros que podem causar intoxicação
Tinta
Produtos com formol
Queima de carvão
Perfumes
Desinfetantes
“Existem produtos como perfumes, óleos essenciais e até mesmo cremes hormonais, geralmente utilizados pelas mulheres, que também podem causar sintomas de ansiedade, sonolência exacerbada, agressividade e outros sintomas nos animais,” explica.
Laura ainda afirma que os gatos têm a sensibilidade maior e podem ser intoxicados com produtos a base de propilenoglicol, por exemplo, que está presente em vários desinfetantes. Para esses animais os cheiros desses produtos podem causar quadros de intoxicação como sinais respiratórios : tosse, engasgos, edema de glote podendo levá-los, em casos graves, à morte. Urticária é outro sintoma comum que pode ocorrer.
O que fazer em caso de intoxicação?
A médica veterinária faz algumas orientações em caso de intoxicação por algum desses produtos.
“Tem situações que são urgências, outras que são emergências e tem situações que realmente é só um tratamento paliativo, é só tirar o elemento irritante do ambiente, mas é importante ter uma consulta médico veterinária para estar esclarecendo e orientando ou tratando tudo isso”.
Créditos – Primeira Página