CRMV-MT destaca importância do I Encontro de Educação Sanitária de Mato Grosso
13 de agosto de 2024 – Atualizado em 16/08/2024 – 12:17pm
Cuiabá, 13 de agosto de 2024 – O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) participou do I Encontro de Educação Sanitária de Mato Grosso, que teve início hoje e se estenderá até o dia 15 de agosto no Hotel Inter Cuiabá. O evento, realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) em parceria com diversas entidades, visa promover uma educação sanitária integrada e fortalecer a capacitação profissional dos fiscais e técnicos da instituição.
Durante o evento, a médica-veterinária, Dra. Ana Beatriz Barbosa, responsável pelas capacitações da Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal do Indea/MT, destacou a importância do encontro que proporciona a integração e fortalecimento das ações educativas no estado. “Este evento é fundamental para o avanço da educação sanitária. Estamos promovendo a integração de diversas instituições e parceiros, como o FESA, a Acrimat, e demais órgãos, a exemplo também da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, para uma abordagem mais eficaz e colaborativa”, afirmou a Dra. Ana Beatriz.
O presidente do CRMV-MT, Aruaque Lotufo, também ressaltou a relevância do evento para a defesa sanitária e a capacitação contínua dos profissionais envolvidos. “A presença do CRMV-MT no encontro reflete nosso compromisso com a qualidade e a integração das práticas sanitárias. Este evento é uma oportunidade valiosa e também aprender as diversas ferramentas de comunicação para utilizar junto aos produtores rurais, bem como aprimorar nossa atuação conjunta em prol da saúde animal”, destacou Lotufo.
O encontro reúne servidores de carreira do Indea/MT, técnicos, médicos veterinários, engenheiros agrônomos e agentes de campo, com o objetivo de capacitar os profissionais para uma comunicação mais assertiva com os produtores rurais e para estreitar os laços de parceria. A expectativa é que a capacitação resulte em uma maior vigilância e resposta rápida a possíveis surtos de doenças, como a febre aftosa, que agora exige uma vigilância passiva após a retirada da vacina.
Ana Beatriz também mencionou um caso de sucesso na promoção da educação sanitária, destacando a colaboração de um produtor rural que participou de um vídeo educativo sobre brucelose. “Este tipo de parceria é um exemplo de como a educação e a comunicação eficaz podem contribuir para a prevenção e controle de doenças”, concluiu.
O I Encontro de Educação Sanitária de Mato Grosso é um marco para a integração e fortalecimento das ações educativas e de defesa sanitária no estadao, com a participação ativa de todos os envolvidos.
Assessoria de Comunicação CRMV-MT