Confira a lista de premiados do 1° Concurso do Queijo e Derivados Lácteos de Mato Grosso
7 de outubro de 2024 – Atualizado em 01/11/2024 – 2:27pm
No final do mês de setembro, ocorreu em Cuiabá o Festival Biomas e Sabores e o 1° Concurso do Queijo e Derivados Lácteos do estado de Mato Grosso. O evento foi uma correalização do Governo do Estado e o Sebrae/MT, com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso, com diversos objetivos, entre eles promover a produção local e dar visibilidade aos microempreendedores do setor de laticínios. Em destaque, o resultado do concurso, estão diversos médicos-veterinários, que puderam demonstrar a importância da segurança alimentar em produtos de origem animal.
O festival premiou os melhores produtos em várias categorias, como: Queijo de massa semi-cozida maturados até 30 dias; Requeijão em barra; Massa filada; Mofo azul; entre outros. Dentre os classificados e premiados, estão os médicos-veterinários: Eliezel e Thainá Fratari (Família Fratari Latícinios), Larissa Berté (Quinta da Cartucheira); Daniel França (Queijo Artesanal Nelita A2), Ludymilla Caramori (Sítio Milagre da Vida).
Para a médica-veterinária, Katia Schmidt, “a função de responsabilidade técnica é muito importante para a figura do médico-veterinário porque ele conhece todas as etapas da cadeia de produção: a sanidade animal, que começa do cuidado e orientação do produtor, a parte de produção, e como a tecnologia do produtor influencia na qualidade final dos produtos.”, declarou a profissional que foi contratada exclusivamente para atuar no evento.
Como representante da Universidade Federal de Mato Grosso, o professor e médico-veterinário, Dr. Eduardo Figueiredo Eustáquio destacou no estande da instituição a importância do leite A2, uma opção segura de consumo para pessoas com alergias e intolerância à proteína do leite regular. O leite A2 foi destaque de muitos expositores que comercializaram também produtos como manteigas e requeijão.
Durante o festival, foram oferecidas diversas palestras por especialistas na área. O CRMV-MT esteve representado pela médica-veterinária e fiscal, Greika Moura, que falou sobre a importância do médico-veterinário nos serviços e sistemas de inspeção de produtos. A palestra atraiu mais participantes do que o esperado, mostrando o interesse crescente pela qualidade e segurança alimentar na produção de Mato Grosso.
O evento foi realizado com êxito, e representou uma importante oportunidade para médicos-veterinários terem contato com a possibilidade de atuação na área de produção rural. Além disso, diversos produtores rurais puderam expor seu produtos e seu trabalho, o que atraiu um grande público visitante durante os três dias de realização do evento.
Clique no link e confira a lista de premiados do 1° Concurso do Queijo e Derivados Lácteos de Mato Grosso:
https://www.crmv-mt.org.br/wp-content/uploads/2024/10/CERIMONIAL-_DIVULGACAO-2.docx