Assistência técnica personalizada é destaque na abertura do Seminário em Sorriso
29 de abril de 2025 – Atualizado em 29/04/2025 – 9:59pm
A programação do 4º Seminário para o Desenvolvimento Agropecuário de Mato Grosso, realizado no dia 23 de abril, em Sorriso/MT, teve a abertura da palestra do supervisor de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR-MT, o zootecnista Tulio Medeiros Marçal, que apresentou a metodologia estruturada de atendimento aos apicultores no estado. Com foco na geração de renda e na gestão eficiente das propriedades, Tulio destacou que a assistência técnica oferecida pelo Senar é personalizada, educativa e com acompanhamento contínuo durante três anos.
Durante a apresentação, o supervisor explicou que o trabalho da ATeG começa com um diagnóstico individualizado da propriedade, identificando o ponto de partida do produtor e traçando um plano com base nos seus objetivos. “A gente quer entender onde o produtor está e onde ele quer chegar. A partir disso, fazemos o planejamento e seguimos para a adequação tecnológica”, explicou. A metodologia segue com capacitações práticas e teóricas, e finaliza com a avaliação dos resultados e indicadores produtivos, acompanhando o custo de produção e os impactos da assistência técnica ao longo do tempo.
Tulio destacou que a atuação do SENAR-MT na apicultura atende atualmente 451 apiários em 16 sindicatos rurais, com 16 técnicos de campo especializados. Cada técnico, também zootecnista, acompanha cerca de 30 apiários, realizando atendimentos de 4 horas, conforme a necessidade da propriedade. “Nosso atendimento é contínuo e visa transformar a apicultura em uma atividade sustentável e rentável dentro da propriedade”, pontuou.
Além disso, ele chamou atenção para a escassez de mão de obra qualificada no setor, tanto para a assistência técnica quanto para a realização de cursos de formação profissional rural, o que tem sido um dos entraves para expandir a cadeia de produção do mel em Mato Grosso.
Atualmente, o Senar-MT atende 12 cadeias produtivas, com apoio de 268 técnicos de campo, em 5.174 propriedades espalhadas por 78 sindicatos rurais. A palestra de abertura ressaltou a importância da apicultura como atividade viável para áreas de preservação e como vetor de desenvolvimento econômico aliado à conservação ambiental.
O evento é uma realização do CRMV-MT em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Reuniu representantes de prefeituras, consórcios intermunicipais, instituições de ensino, órgãos de pesquisa e apicultores de várias regiões, com o objetivo de construir soluções práticas para o crescimento sustentável da cadeia apícola no estado.
Ao final do evento, foi dado início à elaboração do Plano Preventivo contra a Mortandade de Abelhas, com deliberação em plenária para o encaminhamento das demandas prioritárias identificadas durante as apresentações e debates.
📌 Em breve, o CRMV-MT divulgará novos materiais com os principais destaques de cada palestra e os encaminhamentos debatidos durante o seminário.
🎥 Todas as palestras foram gravadas e estão disponíveis no canal oficial do CRMV-MT no YouTube.