Capacitação em Manejo e Contenção de Animais Silvestres em Eventos Climáticos Extremos: Aula prática na quarta-feira
8 de julho de 2024 – Atualizado em 08/07/2024 – 7:25pm
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT), Ibama-MT, Ampara Silvestre e Ampara Animal, realizam até quarta-feira, 10 de julho, o evento “Capacitação em Manejo e Contenção de Animais Silvestres em Eventos Climáticos Extremos”. O curso começou hoje, 8 de julho, no Auditório Jatobá, no Parque Massairo Okamura.
No último dia do evento, os participantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante uma aula prática no Batalhão Ambiental, onde são levados os animais resgatados no estado. A aula prática será dividida em dois períodos: das 8h às 11h e das 14h às 17h.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do CRMV-MT, Dr. Aruaque Lotufo, que enfatizou a importância do curso para capacitar e preparar os profissionais para situações adversas decorrentes de eventos climáticos extremos. Dr. Aruaque destacou a liderança da médica-veterinária e conselheira Danny Moraes na Comissão Estadual de Saúde Ambiental, Animais Silvestres e Desastres Ambientais da autarquia, elogiando sua alta performance na área ambiental.
Na oportunidade, a conselheira e também analista de meio ambiente da Sema-MT, Danny Moraes, abordou os desafios das mudanças climáticas, como os incêndios no Pantanal, ressaltando a responsabilidade dos profissionais em proteger a fauna de forma eficaz e compassiva. Ela agradeceu a todos pela presença e destacou que o curso oferecerá conhecimentos essenciais, melhores práticas e promoverá ainda a colaboração para fortalecer as capacidades dos participantes.
A superintendente do Ibama-MT e analista ambiental de carreira, Cibele Ribeiro, expressou sua satisfação em participar do evento ao lado de colegas de diferentes regiões, destacando a importância de trabalhar em rede para proteger a fauna.
Gracicleide Braga, Coordenadora Geral de Monitoramento e Gestão do Uso da Fauna e Biota Aquática, agradeceu a organização do evento e reforçou a necessidade de continuidade desse trabalho colaborativo.
O evento também contou com a participação de Eder Toledo, coordenador de fauna e recursos pesqueiros da Sema-MT, e Jorge Salomão, responsável técnico e médico-veterinário da Ampara Animal. Durante a abertura, foi anunciada a edição do Guia de Manejo de Animais Silvestres Impactados pelo Fogo no Pantanal, disponível gratuitamente pelo link: Guia-de-Manejo-de-Animais-Silvestres-Impactados-pelo-fogo-no-Pantanal.
Serviço:
Evento: Capacitação em Manejo e Contenção de Animais Silvestres em Eventos Climáticos Extremos
Data da Aula Prática: 10 de julho
Horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Local: Batalhão Ambiental, onde são levados os animais resgatados no estado.
Jornalista Lena Lira – Ascom/CRMV-MT