Conselheiro do CRMV-MT toma posse na Câmara Setorial da Apicultura da ALMT
28 de maio de 2024 – Atualizado em 28/05/2024 – 9:27pm
Na última quinta-feira (23), o conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT), médico-veterinário Afonso Lodovico Sinkoc, tomou posse na Câmara Setorial Temática da Apicultura Profissional e Recreativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A instalação da Câmara, visa fomentar o desenvolvimento do setor apícola no estado.
Afonso Sinkoc é médico-veterinário graduado pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias pela UFRGS, com especialização em Parasitologia Veterinária. Docente da Faculdade de Veterinária da UFMT campus Cuiabá desde 1998, Sinkoc leciona nas áreas de Parasitologia Veterinária, Doenças Parasitárias e Apicultura; nestas últimas atende aos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Florestal. Além disso, atua como técnico agrícola e apicultor desde 1984, e é responsável pelo setor de meliponicultura da Faculdade de Agronomia e Zootecnia.
A participação de Sinkoc na Câmara Setorial promete trazer valiosa expertise técnica e regulatória, beneficiando os apicultores na busca pela certificação e qualidade dos produtos. “Um dos principais objetivos é realizar um estudo técnico detalhado para apresentar um plano que garanta o pleno desenvolvimento da cadeia produtiva e valorizar todo trabalho que já vem sendo feito pelos apicultores do estado”, destacou Sinkoc.
A instalação da Câmara Setorial reflete a importância de aproveitar o potencial ambiental de Mato Grosso para impulsionar o setor apícola e contribuir para o desenvolvimento econômico do estado. Com essa iniciativa, a ALMT e os representantes do setor esperam fortalecer a apicultura, promovendo a organização da cadeia produtiva e ampliando as oportunidades de produção e comercialização dos produtos apícolas locais.
Durante a reunião, o presidente do Instituto Brasileiro das Abelhas, Willian Ambrósio, enfatizou a relevância da apicultura como uma atividade social, econômica, cultural e ecológica. Ele destacou que, além da produção de mel e derivados, a apicultura é fundamental para a produção agropecuária devido à polinização das plantas realizada pelas abelhas.
Com as ações da Câmara Setorial Temática da Apicultura Profissional e Recreativa, espera-se apresentar um relatório robusto ao final dos trabalhos, apontando caminhos e soluções para que a apicultura avance em Mato Grosso, valorizando e fortalecendo o trabalho dos apicultores locais.
Ascom/CRMV-MT