COVID-19: A pedido do CRMV-MT, vereador de Cuiabá cobra vacinação de médicos-veterinários
2 de junho de 2021 – Atualizado em 02/06/2021 – 3:28pm
Após a solicitação de apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) para a garantia de vacinação dos médicos-veterinários contra a Covid-19, o vereador Sargento Vidal (Prós) requisitou durante a sessão ordinária de terça-feira (01.06), na Câmara de Cuiabá, que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) cumpra, com máxima urgência, a priorização da vacinação dos 1.093 profissionais residentes na capital.
Vidal destacou que o requerimento visa atender os médicos-veterinários que já fazem parte do grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 e selar a importância em reconhecer estes profissionais na promoção da Saúde Única, posto que os mesmos estão respaldados pela RESOLUÇÃO Nº 287 DE 08 DE OUTUBRO DE 1998.
“Todos os municípios de Mato Grosso vacinaram os médicos veterinários no grupo prioritário e em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro suspendeu essa vacinação. Então tenho sido bastante cobrado por esses profissionais que pedem justamente isso, a vacinação de acordo com a prioridade deles como profissionais da saúde”, declarou o vereador.
Na quinta-feira (27/05), em reunião com o presidente e o vice-presidente do Conselho a secretária de Saúde de Cuiabá Ozenira Félix assegurou que irá discutir a situação da vacinação de médicos-veterinários com o Conselho Municipal de Saúde e o prefeito Emanuel Pinheiro.
Outras ações – Desde o início da campanha de vacinação o Conselho tem se posicionado junto às autoridades municipais para garantir o cumprimento das prerrogativas do Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19 do Ministério da Saúde que reconhece o médico-veterinário como profissional de saúde e integrante do grupo prioritário.
O CRMV-MT vem tratando sobre a vacinação diretamente com as secretarias estadual e municipais de saúde e demais órgãos envolvidos na disponibilização dos imunizantes. Confira abaixo:
25/01/2020 – O CRMV-MT tentou agendar uma reunião com a Secretaria de Municipal de Saúde de Cuiabá para discutir os critérios adotados na capital mato-grossense para a imunização da população, mas não há, até o momento, retorno positivo.
26/01/2021 – Antes mesmo das primeiras doses da vacina chegarem em Mato Grosso, o Conselho enviou e-mails a diversas secretarias de saúde solicitando que os médicos-veterinários fossem reconhecidos e tratados como profissionais de saúde. Como também encaminhou para algumas prefeituras a relação dos profissionais inscritos por município.
02/02/2021 – A prefeitura de Cuiabá abriu o cadastro para os médicos-veterinários da capital agendaram a vacinação.(link da matéria)
06/02/2021 – A Secretaria de Saúde de Cuiabá suspendeu a vacinação contra COVID-19 para médicos-veterinários. À época, a assessoria de imprensa da Secretaria informou que a suspensão seria temporária, mas desde então não foi retomada.(link da matéria)
02/03/2021 – O presidente do Conselho reuniu-se com o Promotor de Justiça, Alexandre Guedes, a fim de esclarecer a notificação recomendatória do Ministério Público do Estado de Mato Grosso à Prefeitura de Cuiabá. Na ocasião, o Promotor explicou que em nenhum momento recomendou a suspensão da vacinação dos médicos-veterinários, entretanto é importante observar que há grupos prioritários dentro da categoria, neste sentindo ele orientou que os profissionais sejam extratificados, qualificados por nível de maior e menor risco, para que se tenha o rol de médicos-veterinários cuja atuação se apresentem como prioritárias.
No mês de março o presidente fez diversos contatos telefônicos com os secretários municipais de saúde, gerente de imunização e Secretário Estadual de Saúde solicitando a inclusão dos médicos veterinários na vacinação da Covid-19, também esteve em contato com profissionais em diversos municípios buscando contato com os prefeitos, secretários municipais de saúde ou os responsáveis pela campanha de imunização contra covid19 nos município.
A Assessoria Jurídica do CRMV-MT esteve durante o mês de março em contato com os advogados dos CRMVs que adentraram com ações judiciais, buscando a melhor forma de impetrar algo na justiça.
22/03/2021 – Por meio do ofício nº 201/2021, enviado à secretaria municipal de Saúde de Cuiabá, o CRMV-MT solicitou a garantia de vacinação contra a Covid-19 para médicos-veterinários. A mesma solicitação também foi encaminhada às demais secretarias municipais de saúde.(link da matéria)
06/04/2021 – Entrevista em mídia televisiva cobrando a inclusão dos profissionais nos municípios do interior como também da capital no grupo prioritário.
27/04/2021 – O presidente do CRMV-MT, Roberto Renato da Silva, foi até Brasília solicitar ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a revisão do Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS, documento enviado pelo Ministério às Secretarias e Conselhos de Saúde que gerou um equívoco de interpretação e levou muitos municípios a excluírem o médico-veterinário da ordem do grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. (link da matéria)
28/04/2021 – O presidente do Conselho esteve no CFMV para discutir sobre a vacinação dos profissionais no estado e discutir quais as ações que seriam desencadeadas pelo sistema CFMV/CRMVs.(link da matéria)
28/04/2021 – Por meio do ofício nº 279/2021, enviado à Secretaria Estadual de Saúde, o CRMV-MT, solicitou a garantia e o apoio na vacinação contra a Covid-19 para médicos-veterinários. O órgão informou que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com o imunizante. Entretanto, o órgão estadual não deixou claro quando isso acontecerá e ainda ressaltou que “o escalonamento desses grupos populacionais se dará conforme a disponibilidade de doses”, diz trecho do documento.(link da matéria)
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT