Covid-19: CRMV-MT comunica a situação da vacinação ao Conselho Estadual de Saúde
9 de junho de 2021 – Atualizado em 09/06/2021 – 7:54pm
Em reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT), realizada na semana passada, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT), Roberto Renato da Silva, informou aos conselheiros a situação da vacinação dos médicos-veterinários contra Covid-19 e pediu o apoio para solucionar o impasse.
Desde o início da campanha de vacinação, o CRMV-MT tem se posicionado junto às autoridades municipais para garantir o cumprimento das prerrogativas do Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19 do Ministério da Saúde que reconhece o médico-veterinário como profissional de saúde e integrante do grupo prioritário. Entretanto, alguns municípios ainda se recusam a cumprir o plano.
“Solicitamos oficialmente ao Conselho Estadual de Saúde que tome providências em relação ao não cumprimento do Plano Nacional de Imunização e a negativa de vacinas aos médicos-veterinários, uma vez que outras categorias profissionais estão sendo imunizadas”, informa Roberto Renato.
Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde chegou a vacinar alguns médicos-veterinários em fevereiro, mas suspendeu alguns dias após alegando falta de doses. Desde então a vacinação não foi retomada, segundo a secretaria Ozenira Félix a suspensão se deu após a recomendação emitida pelo Ministério Público Estadual e não foi retomada por conta do ofício MS nº 57/2021 que trata orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário “Trabalhadores da Saúde” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e não exclui o médico-veterinário da vacinação.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT