COVID-19: Secretaria de Saúde de Cuiabá suspende vacinação de médicos-veterinários
6 de fevereiro de 2021 – Atualizado em 06/02/2021 – 8:36pm
A Secretaria de Saúde de Cuiabá suspendeu neste sábado (06.02) a vacinação contra COVID-19 para médicos-veterinários. Desde terça-feira os profissionais estavam recebendo a dose do imunizante mediante agendamento.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria, a suspensão é temporária e foi necessária devido a quantidade insuficiente de doses e a necessidade de priorizar os profissionais que estão na linha de frente de combate à doença. De acordo com a pasta, são mais de 23 mil profissionais na linha de frente, mas nesta primeira fase apenas 17 mil doses foram disponibilizadas ao município.
A assessoria também informou que a vacinação dos médicos-veterinários será retomada assim que novas doses forem recebidas.
Na segunda-feira (08/02), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) irá agendar uma reunião com a Secretaria para melhor detalhamento sobre o plano de imunização.
Os médicos-veterinários compõem o grupo de profissionais de saúde, conforme a Resolução 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A importância dos profissionais da medicina veterinária está expressa na lei 14.023/2020, que classifica a profissão como essencial para ordem pública e controle de doenças.
Conforme reforça o ofício nº 008 do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.