CRMV-MT e SFA-MT alertam para os riscos do uso inadequado da cetamina
28 de abril de 2025 – Atualizado em 28/04/2025 – 10:30am
CRMV-MT e SFA-MT alertam para os riscos do uso inadequado da cetamina
O Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) e a Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso (SFA-MT) reforçam o alerta à população sobre os riscos do uso inadequado da cetamina, potente sedativo regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Popularmente conhecida como “sedativo de cavalo”, a cetamina é amplamente utilizada de forma segura em procedimentos hospitalares e veterinários. No entanto, o crescimento do uso recreativo e irregular da substância, motivado pelos seus efeitos alucinógenos, têm gerado preocupação.
O CRMV-MT desempenha um papel fundamental ao atuar diretamente nas fiscalizações de estabelecimentos veterinários, identificando irregularidades e reportando as ocorrências à SFA-MT. Essa cooperação fortalece as ações de fiscalização e orientação realizadas em Mato Grosso. “O CRMV-MT é um parceiro estratégico, informando sobre desvios detectados em suas inspeções e contribuindo para o cumprimento da legislação”, destaca Joaquim Crisóstomo do Prado, auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Segundo o auditor, em Mato Grosso não há registros de estabelecimentos fabricantes de produtos veterinários controlados sob a supervisão do Mapa. A fiscalização da comercialização de medicamentos veterinários em estabelecimentos agropecuários é delegada ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), por meio da adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários (SISBI-PEC).
O uso e a comercialização inadequada da cetamina configuram crime, conforme determina a Lei nº 11.343/06, sendo enquadrados como tráfico de drogas, com penas que variam de cinco a quinze anos de reclusão. Além dos riscos legais, o uso recreativo da cetamina pode provocar efeitos adversos graves, incluindo a morte.
O vice-presidente do CRMV-MT e superintendente de Agricultura e Pecuária em Mato Grosso, Leny Rosa Filho, reforça que a SFA-MT, em conjunto com o CRMV-MT e o Indea-MT, trabalha permanentemente para orientar e fiscalizar o setor. “Dúvidas sobre o registro ou comercialização de medicamentos veterinários podem ser esclarecidas pelos telefones (65) 3688-6712 ou pelo e-mail sisa.sfa-mt@agro.gov.br”, informa.
A população é orientada a adquirir medicamentos veterinários somente em estabelecimentos regularizados e a denunciar qualquer prática suspeita aos órgãos competentes.
Ascom/CRMV-MT com assessoria do Mapa
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – CRMV-MT
Jornalista Responsável: Lena Lira
(65) 99626-2411