CRMV-MT reforça compromisso com agropecuária sustentável no encerramento do projeto ABC+ em Cuiabá
28 de novembro de 2024 – Atualizado em 28/11/2024 – 9:06pm
Na última quarta-feira (27), o CRMV-MT, integrante do grupo gestor do Plano ABC+, participou do encerramento das atividades de 2024 do projeto ABC+ em Ação, realizado no Sindicato Rural de Cuiabá, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o evento reuniu produtores rurais, estudantes e profissionais do setor agropecuário para debater práticas de baixa emissão de carbono e sustentabilidade na produção agropecuária.
O presidente do CRMV-MT, Aruaque Lotufo, em entrevista para o Programa Nelore, destacou a importância de iniciativas como o ABC+, que unem produtividade e preservação ambiental. “O Plano ABC+ mostra como é possível avançar em sustentabilidade sem comprometer a competitividade no setor agropecuário. Médicos-veterinários e zootecnistas desempenham papéis essenciais ao aplicar tecnologias e práticas que promovem eficiência, aumentam a renda e asseguram qualidade na produção animal, sempre respeitando o meio ambiente e promovendo saúde única”, afirmou.
Para o secretário-geral do CRMV-MT, Valney Souza Correa, os profissionais do setor são fundamentais para o sucesso do plano. “Médicos-veterinários e zootecnistas são indispensáveis na implementação de tecnologias que intensificam a produção de maneira sustentável, contribuindo diretamente para a mitigação dos impactos ambientais. O CRMV-MT se dedica a apoiar essas iniciativas e aproximar os profissionais das oportunidades oferecidas pelo Plano ABC+,” destacou.
Já o assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec/MT, reforçou o caráter estratégico do projeto para o estado. “O ABC+ vai além de uma política pública, consolidando-se como uma estratégia que combina sustentabilidade e produtividade, gerando mais renda para os produtores rurais. Mato Grosso se posiciona como referência global em agropecuária sustentável e competitiva, graças a parcerias como as estabelecidas entre o governo estadual, Famato e CRMV-MT,” explicou.
Programação
A programação do evento incluiu palestras com especialistas que abordaram temas estratégicos para o setor agropecuário. Na oportunidade, foi apresentada a palestra sobre as Vantagens e Tecnologias Propagadas pelo programa ABC+, seguida, de exposição do Plano Agrícola Pecuário 2024/2025 e linhas de crédito disponíveis. Também foram discutidos os Resultados Práticos da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT em propriedades de corte da região. Após as três primeiras palestras, o foco foi a Integração Lavoura e Pecuária (ILP) para produção animal de segunda safra, e por último o tema abordado foi Terminação Intensiva de Pasto.
Impacto do projeto
O evento marcou o encerramento de uma série de rodadas realizadas em onze municípios de Mato Grosso – Água Boa, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger e Sinop. Ao longo das visitas, o projeto alcançou 1.359 participantes, reforçando o engajamento do setor agropecuário com as metas de sustentabilidade e produtividade propostas pelo Plano ABC+.
Para o presidente do CRMV-MT, o impacto do Plano ABC+ vai além dos resultados técnicos. “Este projeto fortalece o compromisso de Mato Grosso em liderar uma agropecuária sustentável e resiliente, destacando o Brasil como referência mundial em produção responsável,” concluiu.
O encerramento contou ainda com uma feira de negócios e um jantar de confraternização, reforçando os laços entre os agentes do setor e renovando o compromisso com uma produção agropecuária sustentável.
Ascom/CRMV-MT