CRMV-MT reforça diálogo institucional e articulação política em Brasília
17 de março de 2025 – Atualizado em 17/03/2025 – 7:33pm
Diretores do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) participaram da Câmara Nacional de Presidentes (CNP), promovida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), e buscaram apoio parlamentar para projetos de lei essenciais à Medicina Veterinária, entre outras pautas.
A diretoria do CRMV-MT esteve presente na CNP, realizada entre os dias 11 e 13 de março, em Brasília. O evento reuniu 27 presidentes de Conselhos Regionais de todo o país, além de lideranças da autarquia federal, para discutir temas estratégicos para a profissão. O objetivo do encontro foi debater iniciativas que contribuam para o aperfeiçoamento e a valorização do trabalho de médicos-veterinários e zootecnistas, além de alinhar ações para o funcionamento eficiente das autarquias.
Para o presidente do CRMV-MT, Aruaque Lotufo, a CNP representa um espaço estratégico de articulação e fortalecimento institucional, permitindo que os Conselhos Regionais alinhem diretrizes e compartilhem experiências para aprimorar a atuação do Sistema. “A troca de experiências entre os presidentes é essencial para identificarmos desafios comuns e buscarmos soluções conjuntas. O fortalecimento do Sistema passa por uma gestão integrada e alinhada com as necessidades da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, destacou Lotufo.
CRMV-MT intensifica articulação política
Paralelamente à participação na CNP, o presidente e o secretário-geral do CRMV-MT, Valney Souza Corrêa, cumpriram uma agenda intensa na Câmara dos Deputados, buscando apoio para dois Projetos de Lei (PLs) essenciais para a Medicina Veterinária.
“Tivemos um dia de trabalho intenso na Câmara dos Deputados, dialogando com parlamentares sobre temas fundamentais para a profissão. Dois PLs em especial foram discutidos: um que trata da criminalização do exercício ilegal da Medicina Veterinária, que atualmente é apenas uma contravenção penal, e outro que propõe a prova de habilitação profissional para médicos-veterinários, semelhante ao exame da OAB. São medidas que garantem maior segurança à sociedade e valorizam o profissional capacitado”, explicou Lotufo.
Uma das reuniões foi realizada com o deputado federal José Medeiros (PL-MT), que demonstrou interesse em apoiar uma das pautas da categoria. “Foi um encontro muito produtivo. O deputado José Medeiros demonstrou sensibilidade ao tema da criminalização e reforçou seu compromisso em apoiar medidas legislativas que penalizem aqueles que exercem a profissão de forma irregular. A atuação ilegal coloca em risco a saúde pública, o bem-estar animal e desvaloriza o trabalho dos profissionais legalmente habilitados. Acreditamos que essa parceria com o legislativo será um passo essencial para garantir mais segurança e respeito à nossa profissão”, afirmou Valney Souza Corrêa, secretário-geral do CRMV-MT.
Vice-Presidente do CRMV-MT reforça posicionamento da autarquia
O vice-presidente do CRMV-MT, Dr. Leny Rosa Filho, também esteve presente na CNP no último dia 13 de março e participou ativamente das discussões, trazendo um posicionamento firme em relação à necessidade do diálogo institucional antes de qualquer posicionamento oficial nas ações do Sistema CFMV/CRMVs.
Durante sua fala, saudou a diretoria do CFMV e os presidentes dos Conselhos Regionais, destacando a importância de iniciativas como a busca por apoio parlamentar para projetos essenciais à categoria, incluindo a criminalização do exercício ilegal da profissão e a criação do exame de certificação profissional.
Dr. Leny também pontuou a necessidade de prudência e responsabilidade na comunicação institucional do Sistema. Ele citou como exemplo recente a nota emitida pela Comissão de Inspeção de Produtos de Origem Animal do CFMV, que gerou ruídos de informação ao tratar das ações do Ministério da Agricultura para redução do preço dos alimentos. Segundo relatos, a repercussão negativa mobilizou áreas técnicas do Mapa para esclarecer equívocos propagados pela comunicação do Conselho Federal.
“É fundamental que o Sistema CFMV/CRMVs atue com responsabilidade na emissão de posicionamentos, evitando desinformação e garantindo que as decisões sejam embasadas em diálogo com as autoridades competentes e melhor embasamento técnico e científico ”, ressaltou Dr. Leny.
Além disso, reforçou a necessidade de fortalecer a inspeção sanitária em nível municipal, estadual e federal, além do combate à comercialização de produtos de origem animal em feiras livres sem qualquer tipo de fiscalização.
A participação do CRMV-MT na Câmara Nacional de Presidentes reflete o compromisso da autarquia com a defesa dos interesses dos profissionais.