CRMV-MT RESPONDE
24 de agosto de 2020 – Atualizado em 24/08/2020 – 3:35pm
Em julho, lançamos o CRMV-MT RESPONDE mais um canal de comunicação entre o Conselho e os profissionais. Recebemos as dúvidas pelo e-mail duvidas@crmv-mt.org.br e respondemos todas elas. As mais recorrentes são esclarecidas em nosso site e mídias sociais.
A primeira delas é: Como devo proceder quando o responsável não vai buscar o animal após o tratamento veterinário?
A assessora Técnica do Conselho, médica-veterinária Cristiane Campos, reforça que o abandono de animais em estabelecimentos veterinários é crime de maus-tratos e dá algumas orientações aos profissionais.
Para prevenir essa situação:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
? Faça um cadastro de todos os clientes atendidos, exija a apresentação de documentos pessoais, se possível tire cópia do documento. Há casos de apresentação de dados falsos.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
? Utilize os documentos necessários para o atendimento, ficha clínica completa; termos de autorização de internação ou procedimento cirúrgico e etc.⠀
➡️ Se após tentativas de contatos via telefone, e-mail e outras formas possíveis, não conseguir se comunicar com o responsável pelo animal e ele não comparecer para buscá-lo:
?Procure auxílio jurídico e registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
? Após o boletim de ocorrência, é permitido colocar o animal para adoção, podendo utilizar as mídias sociais do estabelecimento como auxílio.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
? Também pode-se acionar judicialmente os clientes que não pagaram pelos serviços realizados.