Festa na roça! Tucanos são filmados atacando plantação de melancia em MT
29 de julho de 2024 – Atualizado em 29/07/2024 – 4:28pm
Um grupo de tucanos foi filmado em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, se alimentando tranquilamente de melancias no quintal de uma moradora da cidade. A cena super inusitada viralizou no Facebook de Elizeu Silva e detalhou a fisionomia dos animais que não se intimidaram com a presença da câmera.
A produtora rural, Leandra Oliveira, deixou seu telefone parado na plantação de melancias do pai, já que os tucanos já vinham rondando o lugar constantemente.
“Fiz essas imagens na parte da manhã porque deixei meu celular com a câmera ligada dentro de um copo por 25 minutos. Acabei sendo agraciada com essas imagens lindas por dois minutos”, conta.
Apesar de a gravação feita por Leandra ter sido super fofa, um detalhe chamou a atenção: um dos animais estava com o bico quebrado.
“Quando fomos olhar as imagens, ficamos até com pena. Esse tucano com o bico quebrado vem todo dia comer melancia” conta a produtora.
Especialista comenta sobre bico quebrado
O Primeira Página conversou com o médica veterinária, Danny Moraes, analista de meio ambiente da e presidente da SEMA-MT (Secretaria do Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso) e presidente da comissão de saúde ambiental, animais silvestres e desastres do CRMV-MT (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso).
O bico do tucano é parte fundamental para sua existência. Ele usa tanto para prender alimentos (frutas, insetos e inclusive filhotes de outras aves), quanto para defesa de território.
Apesar do tamanho, a estrutura do bico é esponjosa, possibilitando que não haja desequilíbrio aerodinâmico durante o voo. A veterinária também explicou que além do uso para sobrevivência, o tucano também usa o bico para se termorregular com o ambiente, ou seja, fazer as trocas de calor.
“Quando o animal fratura em parte ou na totalidade, é fundamental que haja uma intervenção cirúrgica para fixação do mesmo, visto que sem ele, a vida dele fica comprometida”, finaliza a veterinária.