GT do CRMV-MT propõe manual para condomínios sobre bem-estar animal
6 de fevereiro de 2025 – Atualizado em 07/02/2025 – 8:48am
A convivência entre animais e moradores em condomínios tem gerado debates, especialmente em relação à presença de pets, animais comunitários e espécies utilizadas para controle biológico. Para lidar com essas questões e reforçar a importância do médico-veterinário, o grupo de trabalho (GT) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) propôs a criação de um manual com diretrizes e orientações para os condomínios.
A iniciativa surgiu a partir de situações recorrentes, como a alimentação de animais errantes e divergências entre moradores. Também foram abordadas preocupações sanitárias e de segurança, incluindo o risco de zoonoses e incidentes com animais soltos.
Outro ponto discutido foi a introdução de espécies como galinhas-d’angola para controle de cobras e escorpiões, prática que tem gerado conflitos e falta de planejamento adequado.
O presidente do Grupo de Trabalho (GT), Leny Rosa Filho, destacou a importância da proposta: “Nosso objetivo é trazer um olhar técnico para os condomínios, auxiliando na criação de normas que garantam o bem-estar animal e a segurança dos moradores. O médico-veterinário deve estar presente nesse debate para orientar decisões com base no conhecimento científico e na legislação vigente”.
Além do vice-presidente, Leny Rosa Filho, o GT é composto pelos médicos-veterinários: Danny Franciele da Silva Dias Moraes, Laura Gabriela da Cunha, Cely Marini Melo e Oña, Nilton Cecílio de Mesquita Júnior, Afonso Lodovico Sinkoc, Andreia Rizzieri Yamanaka e pela assessora jurídica, Juliana Zafino Isidoro Ferreira Mendes.