I SIMPOA discute Inspeção de Produtos de Origem na Agricultura Familiar e pequenas Agroindústrias
20 de junho de 2023 – Atualizado em 27/06/2023 – 4:04pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) realizou, por meio da Comissão de Produtos de Origem Animal (CPOA), o Primeiro Simpósio Mato-grossense de Produtos de Origem Animal (SIMPOA), no dia 17 de junho, na Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). O tema abordado foi Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal Adequados a Agricultura Familiar e Pequenas Agroindústrias.
Compuseram a mesa de abertura o presidente do CRMV-MT, Roberto Renato Pinheiro da Silva, o presidente da CPOA, Eduardo Eustáquio, o membro da CPOA e representante da Universidade de Cuiabá (Unic), Ricardo Carvalho, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, a presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Emanuelle Gonçalina, o superintendente da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT), Maurício Munhoz, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Anderson Martinis Lombardi e o superintendente da Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT), Luciano Gomes Ferreira.
“É um dia importante para o nosso Conselho, estamos aqui discutindo algo consolidado dentro dos produtos de origem animal que é a inspeção e a fiscalização. Nós precisamos cada vez mais discutir como esse serviço estará presente nas indústrias familiares, tão importantes para nossa sociedade. No entanto, essa discussão deve ser científica, essa discussão deve colocar a ciência à sua frente, o alimento deve chegar a sua mesa com qualidade e sanidade”, disse em sua fala de abertura o presidente do CRMV-MT, Roberto Renato.
Palestras
As discussões abordaram a importância do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), a contribuição do Selo Arte, Selo de Produtos da Terra e Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF), a ampliação de mercado de produtos de origem animal para consórcios públicos de municípios, entre outros.Os palestrantes trouxeram cases que obtiveram êxito, no dia dia, promovendo discussões sobre o tema.
O ciclo de palestras contou com:
– Fernando Gavioli do S.I.M. NS. Livramento, com a palestra: Importância do Serviço de Inspeção Municipal na promoção de saúde pública e desenvolvimento econômico.
– Dieneson Boursch da SFA-MT/Mapa com a palestra: Projeto ConSIM – MAPA: ampliação de mercado de produtos de origem animal para consórcios públicos de municípios.
– Carine Baggio do CISPOA e Indea-MT com a palestra: A contribuição do Selo Arte, Selo Produtos da Terra e do Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF) na comercialização dos produtos de Mato Grosso.
– Milene Vidotti do CPOA/CRMV-MT e Sedec-MT com a palestra: “Objetivos do I SIMPOA”
-Carolina Rodrigues do Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal com a palestra: “Como o Consórcio de Municípios pode viabilizar o comércio Intermunicipal de produtos de origem animal?”
-Nathacha de Carvalho Cruz da AMM com a palestra: “Estratégias de apoio para adesão aos serviços de inspeção em Mato Grosso”
-Linacis Silva da Sedec-MT com a palestra: “Ações e projetos de incentivo para agronegócio”
– Eduardo Eustáquio S. Figueiredo da CPOA/CRMV-MT e UFMT com as palestras: “A Cultura da segurança de alimentos e seu impacto no agronegócio familiar, empresas e município” & “Projeto CENTROLAB: Centro de Análise de Alimentos do Centro-Oeste”
-Luciano Gomes Ferreira da Seaf-MT com a palestra: “Ações e projetos que incentivam a agricultura familiar”
Seminário de Responsabilidade Técnica
No dia 18 de junho, como parte da programação do I SIMPOA, foi realizado um Seminário de Responsabilidade Técnica em Agroindústrias de Alimentos, para médicos-veterinários. O Seminário ocorreu no período matutino, na Universidade de Cuiabá (UNIC), em Cuiabá, com participantes de todo o estado.
A programação contou com palestras do presidente do CRMV-MT, Roberto Renato Pinheiro da Silva, e do presidente da Comissão de Produtos de Origem Animal, Eduardo Eustáquio S. Figueiredo.
- Assessoria de Comunicação – Maria Júlia Souza