Médicos-veterinários e peritas criminais
22 de julho de 2024 – Atualizado em 22/07/2024 – 2:37pm
*Por Aruaque Lotufo
Com a recente promulgação da Lei 12.433/2024, Mato Grosso marca um avanço significativo em direção ao aprimoramento da segurança pública e à proteção dos animais. Trata-se de um marco importante que reconhece o papel essencial do médico veterinário na perícia criminal.
A inclusão de nossa profissão, só demonstra que temos uma expertise única e somos capazes de identificar evidências cruciais, e muito a contribuir para a elucidação dos crimes de maus-tratos contra animais.
Nosso conhecimento abrangente sobre a saúde, anatomia e comportamento animal nos torna fundamentais na investigação desses casos tão sensíveis.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) desempenhou um papel fundamental ao lado do governo e da sociedade para promover a importância do médico veterinário na carreira de Perito Criminal. À medida que crescem as demandas por investigações relacionadas a crimes contra animais, é fundamental que o médico-veterinário esteja inserido à equipe de peritos do estado.
Como presidente do CRMV-MT ressalto a necessidade urgente agora, da realização de concursos públicos e contratações de médicos-veterinários para fortalecer a capacidade de resposta do estado. A nossa presença nessa equipe garantirá uma investigação mais eficaz e precisa, atendendo às necessidades da sociedade na elucidação de crimes envolvendo animais ou alimentos.
Nesta oportunidade, sublinho a iniciativa e com a expectativa de que nossos profissionais elevem o padrão das investigações criminais.
Esta lei representa um marco significativo para a segurança pública e a proteção dos animais em Mato Grosso e assim, parabenizo o governo do estado e sua equipe, pelo compromisso em promover o bem-estar animal e garantir a justiça para todas as criaturas vivas.
Aruaque Lotufo é presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT).