Municípios de Mato Grosso reconhecem médicos-veterinários como profissionais de saúde e garantem a vacinação contra a Covid-19
2 de julho de 2021 – Atualizado em 02/07/2021 – 5:58pm
Após o envio do ofício CRMV-MT nº 669/2021 às secretarias municipais de Saúde cobrando, mais uma vez, a vacinação dos médicos-veterinários contra a Covid-19, alguns órgãos se manifestaram informando que já imunizaram os profissionais residentes.
A secretária de Saúde de Matupá, Danielle da Cruz, informou que o município possui um e-mail para cadastro de profissionais de saúde para vacina contra a Covid-19. “Todos os profissionais veterinários que enviaram o cadastro para esse e-mail já foram vacinados, pois é de nosso conhecimento que esses profissionais são trabalhadores de saúde”, disse a secretária.
Em Ipiranga do Norte os médicos-veterinários também já foram imunizados. “Informo que no município existem três médicos veterinários em exercício, destes, dois já realizaram a primeira dose, e um havia tomado vacina da influenza, sendo necessário aguardar o período de 14 dias entre vacinas, e no momento ele se encontra em viagem. Estamos aguardando o retorno do mesmo para realizarmos a imunização” contou o secretário municipal de Saúde Rogério Noro.
Segundo a secretaria de Saúde Cocalinho, Raquel Sturm Arôca, o município deu início à vacinação dos médicos-veterinários em maio. Os gestores de Santa Rita do Trivelato e de Nova Marilândia também afirmaram que a classe já foi vacinada.
Além destes municípios, outros 80 reconhecem o médico-veterinário como profissional da saúde e não se opuseram em imunizá-los, junto com seus respectivos auxiliares e técnicos. Ao todo, mais de 2500 profissionais já receberam ao menos uma dose do imunizante, segundo dados do Open Data Sus.
Atualmente Mato Grosso conta com 4032 profissionais médicos-veterinários que atuam em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais e defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária.
Desde o início da campanha de vacinação, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) tem se posicionado junto às autoridades municipais para garantir o cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.
Fonte: Assessoria de Comunicação CRMV-MT