NOTA DE ESCLARECIMENTO
22 de junho de 2023 – Atualizado em 29/06/2023 – 3:57pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) tomou ciência pela imprensa cuiabana da conduta de um médico-veterinário que foi acusado de maus-tratos a um cachorro, nesta quinta-feira (22). Segundo informações divulgadas pela imprensa, a Polícia Militar (PM) foi acionada e conduziu o profissional à delegacia, após denúncia de um vizinho que tentava proteger o animal, na noite de quarta-feira (21).
O CRMV-MT buscará os meios legais junto aos órgãos competentes para providências de investigação, bem como, apurará o caso em seu Tribunal de Ética. É necessário pontuar que a Lei n° 9605/1998 prevê a proteção ao meio ambiente, especificamente a proteção dos animais nos artigos 29 ao 37.
Além disso, o Conselho orienta a sociedade que caso presencie maus-tratos a animais de qualquer espécie, seja doméstico, domesticado, silvestre, exótico ou de produção, acione a Polícia Militar de Mato Grosso ou dirija-se à Delegacia de Polícia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência. Vale ressaltar que o CRMV-MT possui um canal de denúncias em seu site para casos relacionados aos profissionais da Medicina Veterinária e Zootecnia.