Nota de repúdio
23 de abril de 2021 – Atualizado em 23/04/2021 – 5:34pm
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) vem a publico manifestar o seu apoio ao médico-veterinário Davis Aristides Lima Silva (CRMV-MT nº 3939), servidor da Vigilância em Saúde do município de Peixoto de Azevedo, que foi difamado em uma postagem na fanpage do “Informativo Ação no Ar” ligada ao programa Alerta Nortão da TV Peixoto (Rede TV) canal 35.
O CRMV-MT repudia veementemente o comportamento desrespeitoso do administrador da página no Facebook e de alguns cidadãos que ofenderam a honra do médico-veterinário quando no exercício regular de suas funções, ao ser questionada a atuação do profissional na equipe multiprofissional de combate à Covid-19.
Lembramos que em 31 de março de 2020, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 639, convocou categorias de profissionais da área da saúde, incluindo médicos-veterinários, para se cadastrarem na Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, para o enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus, fato que deixa ainda mais evidente que o médico-veterinário é um profissional da área da saúde, conforme disposto no inciso X, do Art. 1º da normativa.
É importante destacar que desde 1998 os profissionais médicos-veterinários são reconhecidos enquanto profissionais de saúde, conforme a resolução nº 287 do Conselho Nacional de Saúde. O Conselho Regional reforça que a Medicina Veterinária é uma ciência que trabalha sob o conceito da Saúde Única (One Health), formado por três pilares indissociáveis, a saúde humana, animal e ambiental. A partir dessa normativa, o médico-veterinário passou a fazer parte do corpo de profissionais que atuam nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde. Já em 2011, a Portaria nº 2488 do Ministério da Saúde autorizou a inclusão do médico-veterinário nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs).
Ressalta-se que o médico-veterinário Davis Silva tem contribuído com a equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde daquele município, sendo um dos incentivadores e fundadores na criação do Centro de Operações Especial (COE) Covid-19 e na elaboração do plano de Contingência Municipal da Covid-19. O profissional de saúde é um dos autores do trabalho “COVID-19: um estudo descritivo das ações desenvolvidas para interromper a cadeia de transmissão do caso índice de Peixoto de Azevedo- Mato Grosso, 2020”, premiado internacionalmente pela Organização Pan-Americana em Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde (MS).
Em tempo, o médico-veterinário Davis Aristides Lima Silva é graduado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário (Cesmac) de Maceió (AL), pós-graduado. Desde 2019 é servidor efetivo do município de Peixoto de Azevedo, aprovado em concurso para o cargo de médico-veterinário, atualmente atua na Vigilância em Saúde.