O zootecnista como aliado do pecuarista
15 de julho é o Dia do Pecuarista no Brasil, profissional da Pecuária, área que engloba a produção de alimentos de origem animal e tem impacto direto no crescimento econômico do país. Além dos pecuaristas, um dos profissionais que auxiliam na produção pecuária é o zootecnista, que atua diretamente buscando técnicas que visem a evolução e melhoramento da criação de animais, na busca por uma pecuária rentável, sustentável e duradoura.
Além dos bovinos
A pecuária é comumente associada apenas à produção bovina, porém, ela engloba toda a criação de animais tanto para o consumo da carne, quanto para a produção de matérias provenientes desses animais, como ovos, leite e mel. Além de se destacar na produção bovina, o Brasil está entre os principais produtores nos setores suíno (porcos) e de aves (frango).
Em Mato Grosso, a principal forma de pecuária é a criação de bovinos. Dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) apontam que nos últimos 6 anos o estado liderou o ranking de cabeças de gado, sendo aquele que possuí o maior número de cabeças de gado. Além disso, foi constatado que
Mato Grosso detém 14,8% do rebanho bovino nacional.
A Zootecnia e a Pecuária
O zootecnista e empresário Petrônio Portela de Morais, que se formou na primeira turma de Zootecnia do estado de Mato Grosso, explicou que o zootecnista é responsável pelo desenvolvimento e aplicação de tecnologias, tanto novas como velhas, que garantem uma pecuária rentável, sustentável e duradoura.
Petrônio Portela se intitula um apaixonado pela Pecuária, atuando na área de suplementos animais para bovinos de corte. Para ele, um dos motivos pelos quais o Mato Grosso ocupa uma posição de destaque na Pecuária é, principalmente, pelos recursos naturais presentes no estado e pela aplicação de tecnologias.
“Mato Grosso é um estado rico em recursos naturais e os pecuaristas conseguem entender e explorar esses recursos. Com muito trabalho e aplicação das tecnologias estudadas em todo o mundo, estamos em um dos melhores lugares na produção de carne e leite”, afirmou.
O zootecnista trouxe os pontos positivos na aliança entre Pecuária e Zootecnia, que envolvem o uso das tecnologias estudadas que possibilitam que a pecuária se torne mais produtiva, já que a Zootecnia está sempre em busca de desenvolver práticas e tecnologias que possam ser usadas e espalhadas na produção de animais. “A aliança com os pecuaristas faz com que todas essas tecnologias se difundam rapidamente por todo estado”, destacou Petrônio.
- Aline Costa e Maria Júlia Souza – Assessoria de Comunicação