População deve se atentar à Lei estadual que proíbe o uso de fogos com estampido em Mato Grosso
27 de dezembro de 2023 – Atualizado em 27/12/2023 – 5:47pm
CRMV-MT enfatiza a importância da legislação para garantia do bem-estar animal neste período crítico no final de ano, onde muitos acidentes e lesões ocorrem nos animais, que se assustam com o “barulho” dos fogos convencionais
Cuiabá/MT, 27/12/2023 – O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso – CRMV-MT expressou apoio à legislação promulgada pelo Deputado Wilson Santos, que regulamenta a queima e soltura de fogos de estampidos e artefatos pirotécnicos ruidosos em todo o estado de Mato Grosso. A lei, que entrou em vigor em 19 de junho de 2023, visa proteger a saúde e o bem-estar dos animais, especialmente aqueles com audição aguçada e sensíveis aos ruídos intensos gerados por fogos de artifício.
Para a diretora do CRMV-MT, a médica-veterinária, Andreia Yamanaka a regulamentação fortalece uma luta antiga do CRMV-MT, na garantia do bem-estar animal e deve ser respeitada por toda sociedade. “Esta legislação garante o conforto e a segurança dos animais em Mato Grosso”, afirmou a profissional.
Com uma carreira respeitada, incluindo experiência como professora na UFMT e UNIC, além de sua atuação em Nefrologia em clínicas e laboratórios particulares, AndreIa é uma voz proeminente na defesa do bem-estar animal no estado. Ela enfatizou que a proibição não apenas atende às necessidades dos animais, mas também promove uma conscientização mais ampla sobre a importância de práticas responsáveis durante as celebrações.
E como Diretora do CRMV-MT, reforçou o compromisso do conselho em promover a ética e o respeito aos animais. “A fiscalização do cumprimento desta lei e a imposição de multas ficarão sob a responsabilidade dos órgãos competentes da Administração Pública Estadual. Acreditamos que essa regulamentação trará benefícios não apenas para os animais, mas para toda a comunidade, promovendo uma convivência mais harmoniosa durante eventos festivos”, acrescentou.
Com o apoio de todos os profissionais médicos-veterinários espera-se que a regulamentação em Mato Grosso sirva como exemplo para outras regiões, incentivando práticas que considerem o bem-estar animal durante celebrações e eventos.
Da assessoria CRMV-MT