Presidente do CRMV-MT profere diversas palestras na primeira CNP
6 de abril de 2024 – Atualizado em 09/05/2024 – 4:04pm
Realizado nesta semana, de 02 a 05 de abril, no Hotel Bahiamar, em Salvador/BA, a 1ª Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs. Foram três dias de oportunidades para que representantes de todos os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária debatessem temas referente à ciência e a profissão de médicos veterinários e zootecnistas. De Mato Grosso, participaram o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Aruaque Lotufo e o secretário-geral, Valney Corrêa.
Na abertura das palestras o presidente do CRMV-MT, Aruaque Lotufo foi o responsável pelos seguintes temas: Responsabilidade Técnica em Áreas de Sombreamento da Medicina Veterinária e
Registro e Responsabilidade Técnica em Farmácias de Manipulação. Na oportunidade, a explanação sobre o Concurso Público para Peritos da Polícia Federal, salientando a importância dessas vagas específicas para médicos veterinários para atuação no Combate à crimes contra animais e envolvendo alimentos de origem animal, também foi discorrido.
Já o secretário-geral, Valney Correa, por sua vez, concentrou sua apresentação no tema dos bioinsumos, discutindo a definição e a regulamentação desses produtos de origem vegetal, animal ou microbiana utilizados na agricultura, pecuária, aquicultura e silvicultura, com a participação do médico-veterinário e zootecnista nesta tecnologia. Ele destacou a importância do Programa Estadual de Bioinsumos, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sedec/MT e a necessidade de parcerias com os diferentes agentes ligados às cadeias produtivas da agropecuária para promover o uso adequado e seguro desses produtos.
A participação ativa do CRMV-MT em promover o avanço e a valorização da Medicina Veterinária e Zootecnia enriqueceram os debates no evento, bem como o aprimoramento de resoluções, processos ético-profissionais, legislação, entre outras sugestões.
A presidente do CFMV, Dra. Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, foi a anfitriã e conduziu a maioria das discussões, demonstrando o compromisso do órgão em promover um debate democrático e transparente entre os representantes da classe veterinária de todos o País.
Ao longo dos três dias de evento, os presidentes e conselheiros do CFMV também puderam compartilhar experiências, discutir desafios enfrentados em suas regiões e propor soluções para o fortalecimento e melhoria das condições de trabalho dos médicos veterinários e zootecnistas em todo o país.
A primeira CNP de 2024 encerrou-se com um clima de colaboração e engajamento, evidenciando a importância deste novo formato na CNP onde se busca as resolução dos desafios trazidos por cada regional em seu estado. O diálogo e as proposituras nesta CNP marcam momento importante para o fortalecimento das profissões na defesa dos interesses da sociedade e da economia do país, com defesa saúde animal, humana e ambiental.
Ascom/CRMV-MT